Festa envolveu a participação de inúmeras casas de Guaiba e do estado . Enquanto na praia alguns aguardavam a Mãe Oxum na praia outros faziam a IIIª Carreata tradicional.
A casa tradicional do sul do país a Assobecaty- Associação Benficente Cultural Africana Templo de Yemanjá , que é dirigida por Mãe Carmen de Oxalá, está sendo a responsável por envolver inúmeras casas de religião para ajudar conduzir na III ª Carreata e o IIIº XIRÊ de Mãe Oxum da Praia da Alegria que saiu do bairro Santa Rita até a praia da Alegria , onde já estava sendo aguardada sob os toques de atabaque do Terreirode Umbanda e Candomble Rei da Justiça iniciativa de Mãe Iná de Xangô.
Na abertura todos juntos celebram a "Rainha das Águas Doces". momento sensível foram as lagrimas de Mãe Geni , e Pai Roni estavam muito emocionados.
A Yalorixá Carmen de Oxalá, agradeceu aos ancestrais, aos Orixás e a Comissão Permanente da Semana Municipal da Umbanda e das Religiões de Matriz, que nos momentos mais dificies não se dissolveu, a todos os presentes e aos seus filhos e netos que estavam presentes, aos amigos de outras cidades que atenderam o chamado, a prefeitura pela estrutura, e a todos por esta grande mobilização, não esperava, porque nós 10 dias que antecederam a atividade, estava em viagem Brasilia e 5 dias em São Paulo, cumprindo agenda.
O comprometimento da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, nas palavras da secretáaria Claudia Mara Borges, reafirmando o compromisso de convênio com a Ulbra- Universidade Luterana do Brasil- Canoas, para realizar um trabalho de pesquisa, para ter além do interesse religiosos um laudo técnico, um documento que sustentabilize pontos relevantes que possa resolver definitivamente questões sobre a futura Gruta de Mãe Oxum.
Todos os religiosos presetes fizeram usos da palavra , mas ficou evidente que para a Umbanda, Batuque e o Candomble essa Festa " Xirê"representa o momento mais importante da religião guaibense. " o amadurescimento que a Mãe Oxum é de todos, todos assumiram a sua responsabilidade com orixá, assim como outros seguimento se apresentarão este como grupos de capoeira, o Grupo de Capoeira Guarda Negra , O grupo de Motoqueiros , que neste dia estavam na Praia realizando um encontro, Os Selvagens viram acompanhar a santa e a sociedade Guaibense.
O ponto alto da festa foi o inicio do Xirê a grande roda,com o diferencial os cânticos, foram entoados por todas as nações que estavam presentes, também prestaram suas homenagens através de danças e cânticos. entrega das oferendas perfumes, flores e objetos como espelhos e pentes estavam entre as oferendas que foram lançadas ao rio . Após a entrega dos "presentes" encerrou a festa por volta da 11:30,, o retorno de mãe Oxum na sede da Assobecaty. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário