Pela terceiro ano consecutivo vai acontecer amanhã a carreata organizada pela ASSOBECATY( Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Iemanjá) para , celebrar a Mãe Oxum.
A saída será às 19 horas da sede da entidade Rua Wenceslau Fontoura n.226, Jardim Santa Rita –Guaíba, RS Brasil, onde fica a imagem de Mãe Oxum da Praia da Alegria em direção ao balneário.
A data faz duas homenagens a Mãe Oxum e à memória da ialorixa Dalilã de Odé, que realizou o assentamento de Oxum na praia , após sua morte o monumento entrou em esquecimento, tanto pela comunidade religiosa como o poder público, onde passaram-se 20 anos de invisibilidade .
Vale lembrar que tudo começou no ano de 2007, durante o Iº Seminário de Religião de Matriz Africana e Meio Ambiente, na Assobecaty respaldada pela Comissão Permanente da Semana da Umbanda e das Religiões de Matriz Africana, assume a luta pela recuperação do monumento, enquanto não acontece pela falta de vontade politica, a casa da Ialorixá esta como depositária fiél da imagem.
A batalha contagia demais casas religiosas do municipio de Guaíba, e faz deste ato um resgate histórico, pela reconstrução do patrimônio cultura, em prol da valorização ao patrimônio imaterial.
Para falar com Mãe Carmen de Oxalá
Contato: maecarmendeoxala@hotmail.com
Assobecaty: (51) 30556655- 84945770
Nenhum comentário:
Postar um comentário