CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Páginas

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Religiosos Guaibenses vão as rua com Mãe Oxum da Praia da Alegria



Festa envolveu a participação de inúmeras casas de Guaiba e do estado .  Enquanto na praia alguns  aguardavam a Mãe Oxum  na praia  outros faziam a IIIª Carreata  tradicional.

A casa tradicional do sul do país  a Assobecaty- Associação Benficente Cultural Africana Templo de Yemanjá , que é dirigida por  Mãe Carmen de Oxalá, está sendo a responsável por envolver  inúmeras casas de religião para ajudar conduzir na III ª Carreata  e o IIIº XIRÊ de Mãe Oxum da Praia da Alegria que saiu do bairro Santa Rita  até a praia da Alegria , onde já estava sendo aguardada sob os toques de atabaque do Terreirode Umbanda e Candomble Rei da Justiça iniciativa  de Mãe Iná de Xangô.

Na  abertura todos juntos  celebram a "Rainha das Águas Doces". momento sensível  foram as lagrimas de Mãe Geni , e Pai Roni  estavam muito emocionados.


A Yalorixá Carmen de Oxalá,  agradeceu aos ancestrais, aos Orixás e a Comissão Permanente da Semana Municipal da Umbanda e das Religiões de Matriz,  que nos momentos mais dificies não se dissolveu,  a todos os presentes e aos seus filhos e netos que estavam  presentes, aos amigos de outras cidades que atenderam o chamado, a prefeitura pela estrutura, e a todos por esta  grande mobilização, não  esperava, porque  nós 10 dias que antecederam a atividade, estava em viagem   Brasilia e 5 dias em São Paulo, cumprindo agenda.

 O comprometimento da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, nas palavras da secretáaria Claudia Mara Borges, reafirmando o compromisso de convênio com a Ulbra- Universidade Luterana do Brasil- Canoas,   para realizar um trabalho de pesquisa, para ter além do interesse religiosos um laudo técnico, um documento  que sustentabilize  pontos relevantes que possa resolver definitivamente   questões sobre a futura Gruta de Mãe Oxum.

Todos os religiosos presetes fizeram usos da palavra , mas ficou evidente que para a Umbanda, Batuque e o Candomble essa  Festa " Xirê"representa o momento mais importante da religião guaibense. " o amadurescimento que a Mãe Oxum é de todos, todos assumiram a sua responsabilidade  com orixá, assim como outros seguimento se apresentarão este  como grupos de capoeira, o Grupo de Capoeira Guarda Negra , O grupo de Motoqueiros , que neste dia estavam na Praia realizando um encontro, Os Selvagens viram acompanhar a santa  e a sociedade  Guaibense.

O ponto alto da festa foi o inicio do Xirê a grande roda,com o diferencial os cânticos, foram entoados por todas as nações que estavam presentes, também prestaram suas homenagens através de danças e cânticos. entrega das oferendas perfumes, flores e objetos como espelhos e pentes estavam entre as oferendas que foram lançadas ao rio . Após a  entrega dos "presentes" encerrou a festa por volta da 11:30,, o retorno de mãe Oxum na sede da Assobecaty.

Nenhum comentário: