Neste ano, pela primeira vez, as crianças do grupo de percussão do Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural ASSOBECATY participaram da programação oficial Feira do Livro do município de Guaíba. A intenção foi divulgar as atividades desenvolvidas pelo ponto e mostrar que no município, embora tenham muitos espaços culturais, é a ASSOBECATY o foco vivo de resistência negra que esta em pleno funcionamento e aberto ao público.
“A nossa intenção é popularizar o espaço, muitos ainda desconhecem o Ponto de Cultura da ASSOBECATY”, diz a coordenadora do ponto Greice Ellen Oliveira. “ O município de Guaíba fomenta à Cultura, mas faltam espaços para dar visibilidade com plenitude as questões étnicos raciais. A exemplo podemos citar os dois locais importantes como a Pedra de Xangô e Gruta de Oxum, ambos localizados na Praia da Alegria, estão sendo reverenciados e respeitados como patrimônio culturais e imateriais pela Assobecaty desde 2008 e 2012 se tornam indissociável das vivências externas do ponto de cultura.
As atividades do Ilê Axé Cultural se tornam vinculadas ao sistema cultura pelo edital de 2012 que a partir de edital publico passa ser reconhecido e investido. Entre tantos outros pontos de cultura espalhados no estado e respectivamente no país – há este com a peculiaridade da cultura de matriz africana, por nascer dentro da casa tradicional ASSOBECATY que carrega um histórico desde sua fundação em 1943 vem promovendo, estimulando, desenvolvendo atividades culturais e hoje integra a rede cultura viva no Brasil. Confira Algumas fotos;
Nenhum comentário:
Postar um comentário