Sábado dia 01 de julho de 2017 Almoço solidário com a
Comunidade Guarani, de Passo Grande;
Fazer aniversário é celebrar a existência. Onde a aniversariante recebe muitos abraços, presentes, perfumes , flores e mensagens de carinho. Que foram recebidos com sorrisos e acaba em ousadas gargalhadas.
E foi essa energia que contagiou a festa da nossa querida aniversariante Maria Padilha que comemorou na último sábado ( 17) os seus 38 anos.
Nós, Assobecatyanos, oferecemos este ano uma decoração simples, mas feita com muito carinho, expressando compromisso, gratidão e alegria pela passagem desta data tão especial.
Como sempre usamos as cores vibrantes vermelho e Preto, retocamos os arranjos e lembranças na tentativa de dar uma nova cara aos espaços do salão da ASSOBECATY.
Amamos fazer parte deste grande dia!
Obrigada a festeira, os amigos e a todos os envolvidos para fazer com que este evento acontecesse melhor que o planejado!
Beijos e abraços, a todos. Parabéns Maria Padilha Laroyê, Exu Mulher!
Neste ano, pela primeira vez, as crianças do grupo de percussão do Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural ASSOBECATY participaram da programação oficial Feira do Livro do município de Guaíba. A intenção foi divulgar as atividades desenvolvidas pelo ponto e mostrar que no município, embora tenham muitos espaços culturais, é a ASSOBECATY o foco vivo de resistência negra que esta em pleno funcionamento e aberto ao público.
“A nossa intenção é popularizar o espaço, muitos ainda desconhecem o Ponto de Cultura da ASSOBECATY”, diz a coordenadora do ponto Greice Ellen Oliveira. “ O município de Guaíba fomenta à Cultura, mas faltam espaços para dar visibilidade com plenitude as questões étnicos raciais. A exemplo podemos citar os dois locais importantes como a Pedra de Xangô e Gruta de Oxum, ambos localizados na Praia da Alegria, estão sendo reverenciados e respeitados como patrimônio culturais e imateriais pela Assobecaty desde 2008 e 2012 se tornam indissociável das vivências externas do ponto de cultura.
As atividades do Ilê Axé Cultural se tornam vinculadas ao sistema cultura pelo edital de 2012 que a partir de edital publico passa ser reconhecido e investido. Entre tantos outros pontos de cultura espalhados no estado e respectivamente no país – há este com a peculiaridade da cultura de matriz africana, por nascer dentro da casa tradicional ASSOBECATY que carrega um histórico desde sua fundação em 1943 vem promovendo, estimulando, desenvolvendo atividades culturais e hoje integra a rede cultura viva no Brasil. Confira Algumas fotos;
O ponto de cultura Ilê Axé Cultural – ASSOBECATY, por meio do Núcleo identidário afro , está com as inscrições abertas para Oficina de Sabonete Artesanal. As inscrições são gratuitas As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de julho.
Outras informações na Rua Wenceslau Fontoura nº 226 Jardim Santa Rita Guaíba, ou pelo telefone (51) 30556655