No dia (29) quarta – feira, Assobecaty- Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá, situada no município de Guaíba deu um passo importante, recebeu a visita do Conselho de Assistência Social, que foram averiguar uma série de critérios, que poderam definir a possibilidade repasse de recurso. Na ocasião foi apresentado além da estrutura fisica, também foi demonstrado os trabalhos sociais desenvolvido pela entidade com grupos excluídos, crianças e adolescentes em situação de risco, prevenção HIV AIds,mulheres negras em situação de violência, entre outros. Ao firmar a parceria a entidade poderá receber apoio que garantirão sustentação as iniciativas e tornar o atendimento social eficiente, justo e equilibrado.
Essa é a entrada principal da Assobecaty, uma ampla área coberta que serve de sala de espera.
Na entrada da porta de entrada da setor que abriga o trabalho social, na mesa contém a gravação, Ministério das Comunicações e Programa de Inclusão digital. Nela também, estão exposto os três veiculos de comunicação impressos que são elaborados dentro da entidade que são eles: Revista Rede Cultura na Rua, Revista Conexão Comunitária e o Jornal Conexão Afro. Além dos 43 blogs, e o pedido de uma concessão de rádio Comunitária, todos, fazem da Assobecaty referência de Comunicação no Brasil.
Essa sala é onde esta as caixas e mesas dos equipamentos para a instalação do telecentro, esta sendo aguardado a antena.
Na seguência temos a sala de grupo operativo, trabalho em grupoterapia, roda de conversa e reuniões. As terapias é sempre em grupo, porque não dá tempo de fazer nada individualmente. O acompanhamento social, apenas uma vez por semana.
Esta sala do Projeto Ponto de Escuta Psicológica, nela acontecem
os atendimentos individuais de pacientes, que estão correndo grande risco ou muito deprimidos
A psicologia se mantém presente de forma voluntárias, desde o ano de 2007
Assobecaty, não é diferente das inúmeras entidades que fazem muito, com tão pouco dinheiro, fazem uma ginástica para manter as ações
O grande desafio tem sido o trabalho com a juventude
Esta porta é a linha divisória entre as ações sociais do espaço sagrado da Assobecaty
O terreiro tradicional tem 78 anos de existência e 24 de conotação juridica com trabalho comprovadamente voltado para a comunidade do bairro Jardim Santa Rita- Guaiba. Apesar disso. Assobecaty não recebe um centavo do poder público municipal, estadual ou federal. A necessidade de buscar parceria, apoio ou convênio é a instalação do telecentro, que é uma questão de dias, a idéia é que, após a inauguração, vai resultar no acréscimo de despesas, principalmente com energia elétrica.
Com um recurso tão escasso, o trabalho que depende da boa vontade de doadores eventuais, assim , como o valioso empenho dos voluntáriados, além dos atores culturais, que compõe a Rede Cultura na Rua, fatores que nem sempre podem ter a dedicação necessária para dar conta dos projetos que são desenvolvidos em prol da comunidade do entorno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário