A Roda de Conversa o Batuque do Sul Promovendo a Vida – Projeto Piloto proposta pela Rede Estadual de Núcleos de Ilês Afro Aids, no estado do Rio Grande do Sul , encerra sua segunda etapa de atividades no Ilê de Pai Zé de Oxalá, sexta- feira ( 27) em Gravatai – RS.
A SBCA- Sociedade Beneficente Cultural Africana, abriu as portas para o Projeto Piloto RODA DE CONVERSA: O BATUQUE DO SUL PROMOVENDO A VIDA proposta da Rede Estadual de Núcleos de Ilês Afro Aids em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde através da Equipe DST/AIDS, coordenada por Ricardo Charão.
Se é para discutir politicas especificas para terreiras, não existe melhor lugar que oferece condições singulares para a realização dessa discussão que a terreira. Enquanto acontecia o debate os convidados disfrutavam do axé do dono da casa MUNGUNZÀ- Cangica de Pai Oxalá.
“Dentro da terreira depois do orixá o que é mais sagrado é a comida e o corpo” essa frase é do anfitrião Zé de Oxalá, quando fazia sua explanação, sobre a diferenciação dos termos “ terreiro “ e “ terreira”.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Gravataí, se fez presente por meio da Coordenação e equipe Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais.
Com a presença dos gestores e equipes municipais e estaduais, nesta ocasião potencializaram as atividades.
A participação do Presidente do Conselho de Saúde - Rafaeli Marques da Silva.
Certamente o principal investimento a interação socioeducativa saudável, no respeito a tradição afro gaúcha, afetividade, no acolhimento social e familiar, na resposta ao enfrentamento estadual a epidemia da Aids.
O terreiro de Pai Zé de Oxalá, escreve uma pagina da história, de acordo com a crença africana jamais seria uma experiência êxitosa, sem a autorização dos orixás. A organização em forma de rede em prol de ações que envolva diretamente a transformação dos espaços religiosos em espaços irradiadores de informações preventivas, essas ações, não são novas vem sendo construidas desde 2008.
Foi uma rica troca de saberes sobre a vivência do Batuque do Sul, entrelaçada com a temática de prevenção da Aids. A Rede de Núcleos de Ilês Afro Aids, esta fortalecida em Gravatai, maiores informações;
Terreiro de Pai Zé de Oxalá
Rua Alcides Lima nº 748
Morada do Vale 1
Gravataí- RS
A semana que vem (3) de maio , o piloto acontecerá em Guaíba.
Assobecaty- Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá
Ás 19:30
Rua Wenceslau Fontoura nº 226
Santa Rita
Guaíba- RS