Assobecaty dando continuidade ás comemorações aos 77 anos de resistência e 23 anos de conotação juridica, no ano declarado pela ONU- Organizações das Nações Unidas como o ano Internacional Afrodescendente , realiza atividade de seu calendário festivo, revitalizando o legado de honra e respeito da casa tradicional Assobecaty- Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá deixado por Mãe Quina de Yemanjá, espaço que vem sendo preservado há onze anos com muita devoção , fé e resistência por Mãe Carmen de Oxalá, sábado 15 de outubro, abriu as portas para a obrigação anual da Orixá Yemanjá.
Os filhos, prepararam o salão com cuidado nas combinações de tom azul, balões, tecidos e muitas flores que cobriram o telhado do ilê , esses aparatos anunciam o caráter sagrado deste espaço,também, indicam que a matriarca do templo irá receber as devidas homenagens .
A reverência ao Orixá Yemanjás, vai ser em clima de descontração e prazer, uma misto de fé e alegria, que será revelada nos gestos , cantos , nos passos de danças com caráter sagrado carregado de Axé.
O visual possibilita a percepção da harmonia entre dois mundos o sagrado e o profano, é neste clima que os humanos estarão entrando em comunhão com o sagrado.
Esta tudo pronto na ASSOBECATY, para saudar Yemanjá, agora é só aguardar as bençãos de Mãe Carmen de Oxalá que comandará mais um ritual do calendário festivo. Este toque de atabaques é muito especial, por ser um toque que será invocado a Orixá Yemanjá, para agradecermos. AXÈ !
Nenhum comentário:
Postar um comentário