CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Comunidades Tradicionais de Terreiros na III ª Conferência Municipal de Politicas para Mulheres

100_0679

Beth da Flora, Mãe Viviane de Ogum, Mãe Bere de Oxum, Mãe Geni de Yemanjá , Mãe Nilsa e Mãe Carmen de Oxalá.

No dia 24 de agosto, a III ª Conferência Municipal de Politicas para Mulheres, na cidade de Guaíba, não foi convencional,  Yás  tiveram atuação marcante , foram determinadas a colocar em pauta  a questão referente as necessidades das  mulheres negras e Yás, da mesma forma que apontaram carência de politicas publicas especificas.

O coletivo participativo das Yálorixás, ocuparam a primeira fila da plenária,  fizeram desde defesas  de idéias a revendicações. Na oportunidade, as demandas apontadas como prioritárias para  as mullheres de terreiras  no município foram  sugeridas de curso de parteiras a recuperação de dependentes químicos e prevenção da AIDS.

100_0690

Mãe Bere de Oxum  defendeu a questão do hospital,  Mãe Nilsã  salientou a  falta de informação, Mãe Geni de Yemanjá apresentou a denuncia da  falta de medicação que não existe no  posto,  Mãe Viviane de Ogum apontou a necessidade de acento nos conselhos e cursos de geração de renda nos espaços de terreiros.

100_0684

Yás, discutem combate sobre às desigualdades históricas que estruturam a sociedade. Seja a discriminação que atinge as mulheres negras, brancas, indígenas, nos espaços de poder e decisões, seja a violência de gênero, que coloca as mulheres em situação de vulnerabilidade.

100_0700

Ao lado de autoridades de civis femininas, receberam homenagens por desenvolverem atividades que eram desenvolvidas por homens, Juiza, Promotora, Capitã, Caminhoneira, Presidente do Presídio Feminino,  estava entre essas a Yalorixá Carmen de Oxalá dirigente da casa tradicional Assobecaty e  ativista do movimento 13 de maio abolição não conclusa para as mulheres negras, na ocasião explicou que na questão religiosa foi diferente por ter sido  três princesas misticas que fundaram I ª casa de religião no Brasil, Yá Detá, Yá Kalá e Yá Nasso. logo após, contextualizou que embora seja uma mulher jovem, carrega uma história de 77 anos de existência,  o  legado de sua Mãe biológica,  Yá Quina de Yemanjá,  com sua   sensibilidade, generosidade,   foi além da religião, dedicou-se ao  trabalho social de extrema significância  no municipio,  reforçando a participação cívica das mulheres, jovens e adolescentes através da promoção de direitos humanos, saúde integral, direitos sexuais e direitos reprodutivos, com uma abordagem centrada em torno étnica, racial, e igualdade de gênero, justiça social e democracia. Com o falecimento de Yá Quina de Yemanjá, esse trabalho   esta tendo continuidade, as vezes com menos intensidade outras com mais intensidade  e agora o trabalho vai ter um impacto  quando inicia a execução de 8 projetos Mais Cultura do PRONASCI, no terrritório da paz onde o Ilê está instalado.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Telecentro BR na ASSOBECATY

Quero compartilhar com todos, nossa imensa alegria em comunicar que segunda feira (29) chegou os móveis do Telecentro BR na ASSOBECATY, chamamos atenção para o contratempo, a entrega não foi agendada, por isso a sede estava fechada porque Mãe Carmen de Oxalá , estava no estado de  São Paulo. Para o  caminhão não voltar os vizinhos receberam o kit.

Outro detalhe importante, foi verificado que os móveis vão exigir um espaço maior, por essa razão a partir de hoje a entidade vai iniciar uma pequena reforma para adaptar os móveis de forma mais adequada.

Para nós,  pertencentes das Comunidades Tradicionais de Terreiros  é momento de colheitas fartas, nossa  entidade vem plantando sonhos e quem se permite sonhar, tem que se permitir trilhar novos caminhos, novos horizontes e novas conquistas.

Saudamos todos os orixás !  que Pai Oxalá  estenda o seu alá  sobre  os 80 telecentros dos Terreiros do Brasil.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

EGBOMY DIZ = MAE CARMEN SERA UM PRAZER TE-LA CONOSCO EM SP


Egbomy

 

 

 

 

 

 

 

O Núcleo do Intecab/SV/SP/BS juntamente com o Povo do axé da Baixada Santista irá recebe-lá muito bem, da mesma forma como fui recebida em Guaiba-RS em minha estada no lançamento da Revista Conexão Afro.
Seja muito bem vinda pela 2ª vez à São Paulo terra de gente agitada mais de corações acolhedores do tamanho da África que está dentro de todas e todos nós, homens e mulheres, negras e negros o famoso, comentado, defamado, julgado, apontado, indiciado, praguejado, enfeitiçado, questionado, julgado Povo do santo.
Me despeço com muito,
Carinho e axé,
EGBOMY CONCEIÇÃO REIS D' O'GÚN
COORDENADORA DO INTECAB-SP
CONSELHEIRA CNPIR/SEPPIR DE 2008 A 20 10
COORD. NACIONAL DE QUILOMBO URBANO DO MNU
CONTATOS:
www.intecabsp.wordpress.com
telecentrointecabsp.blogspot.com
portalafricas.com.br
REVISTA CONEXÃO AFRO
m.cazemiro@uol.com.br
correionago@hotmail.com
tel: 3492-5801 ou 8527-4852
2011 ANO INTERNACIONAL DOS AFROSDESCEDENTES/ONU

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Pedra de Xango e Gruta de Oxum é pauta na Universidade

100_1202

A Pedra de Xangô e Gruta de Oxum da Praia da Alegria , são espaços que sugerem a reflexão  acadêmica  por sua riqueza de detalhes ,impulsionado pelo  sentimento profundo de pertencimento os religiosos de comunidades tradicionais de terreiros guaibenses, vem demonstrando necessidade de respostas.

Os conceitos são limitrofes gerando dúvidas por essas razões  as contribuições  acadêmicas serão bem vindas. A  dúvida perpassa sobre : è  área de preservação histórica?  pInteresse Cultural ?patrimônio, imaterial,  cultural? ,   sitio histórico? ou território  afro?.  Desse modo, ressaltamos que este protagonismo esta sendo capitaniado pela casa tradicional  Assobecaty – Associação Benficente Cultural Africana Templo de Yemanjá que vem buscando atenção dos gestores municipais, estaduais e federais.

A representante legal da Associação participou  da reunião sobre a questão  na ULBRA- Canoas, Universidade Luterana do Brasil, reunindo os técnicos do IPAHE- Instituto Patrimônio Histórtico Estadual, Robson e Mateus Della Rosa foram recebidos pelo Coordenador do Curso de História o Prof. Roberto Santos. Aguardem esse assunto  continua dando o que falar.

domingo, 21 de agosto de 2011

MAE CARMEN DE OXALÁ–DIZ CHEGA DE RESISTENCIA

047

Hoje, tomei uma decisão, chega de resistências, uma vez que é hora de colocar em prática o que se pregoa nos bancos universitários. É necessário fazer uso urgente de todo o conhecimento que é construído dentro do próprio ambiente acadêmico.

MAE CARMEN DE OXALA CITANDO NELSON MANDELA

Carmen

Estou escrevendo um texto , nele irei utilizar a explendida   citação :

"Devemos promover a coragem onde há medo,


Promover o acordo onde existe conflito,

 
E inspirar esperança onde há desespero"


Nelson Mandela

MENSAGEM DE MAE CARMEN DE OXALA AOS FILHOS DE SANTO

Após ás homenagens aos país,orixás masculinos. Que Pai Oxalá, proteja a todos os que palmilham o caminho em busca de força, proteção, aos que fogem de sua missão pedimos a misericórdia, rogo a ele  para que todos tenham, após esse agrado, um bom inicio de um novo ciclo. Desejo que todos tenham uma  boa semana,  recebam abença e o  Axé de Pai Oxalá. 

   São os votos de Mãe Carmen de Oxalá

sábado, 20 de agosto de 2011

CERIMONIA PARA OS ORIXÁS NA ASSOBECATY

Na noite deste sabado na casa tradicional Assobecaty- Associação Benficente Cultural Africana Templo de Yemanjá, conhecido ilê de  Mãe Carmen de Oxalá ,  os atabaques batem muito fortes para os orixás masculinos, em especial  o patrono da casa, o orixá Oxalá.

Essa homenagem, para os pais  também é denominada nas naçõe que são cultuadas no sul do país como “quinzena seca”, a ialorixá mãe Carmen de Oxalá recebeu seus filhos e amigos do ilê .

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

AMANHA E DIA DE TOQUE SAGRADO AOS ORIXAS NO ILE DE MAE CARMEN DE OXALA

fotos 10 097O segundo domingo do mês de agosto, no Brasil é consagrado as  homenagens ao dia dos pais,  a participação de Mãe Carmen de Oxalá, na casa religiosa de seu Pai de Santo, Pai Cleon de Oxalá, faz com que essa  consagração se estende na Assobecaty,   as respectivas  homenagens para os orixás masculinos, ocorrerá amanhã dia (20) na sede da entidade, esse ritual litúrgico  é um momento para os   filhos de santo , amigos e simpatizantes poderem  fazer, agradecimentos e agrados para seus respectivos  orixás.

caracolesFalar com  Mãe Carmen de Oxala  : (51) 97010303 e 30556655

maecarmendeoxala@hotmail.com

Mãe Iná de Xangô Confirma Presença na Conferência Municipal da Mulher em Guaíba

Querida Mãe Carmen! Muito obrigada pelo convite,estarei lá ... .Meu Pai Xangô lhe abençõe  muito axé...Sua benção, um abraco.

Mãe Iná de Xangô

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

PAI CLEON DE OXALA REALIZA HOMENAGEM AOS ORIXAS PAIS

100_1170

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pai Cleon de Oxalá,  um homem que se esmera no comprimento do dever para dar bons exemplos, que transmite humildade aos seus filhos , quando poderia se exaltar. Comandou a homenagem aos “Orixás Masculinos”, a celebração ocorreu no sábado dia 13, com inIcio ás 21 horas, essa atividade  consta no caléndário festivo tradicional do Reino de Oxalá. Essa cerimônia  se destina aos  filhos de santo  para que os mesmos possam  realizar rituais de  agrados e agradecimentos aos orixás.

100_1172

Mãe Carmen de Oxalá  participou das celebrações em louvor aos orixás masculino, pediu abença e celebrou junto com seu Pai de Santo  e irmãos.   Vale lembrar que desde , menina, sua iniciação aos aprontamentos, até os dias atuais, permanece sob  a responsabilidade de Pai Cleon de Oxalá.

.100_1171

Sentimento de estar comprindo obrigação, leva-nos a registrar este momento, de bendizer. O Reino de Oxalá,na noite desta sabado, marca a passagem do dia dos pais, foi uma celeração marcada pelo espírito de fé e alegria.

domingo, 14 de agosto de 2011

CONVITE Reunião Pró-Conferência de Yás

Guaiba,10 de agosto 2011.
À

Assunto: CONVITE Reunião Pró-Conferência de Yas

Ilmo. Sra.

Secretaria de Politicas para Mulheres

O Movimento  13 de Maio Abolição Não Conclusa Para as Mulheres Negras, por meio da Assobecaty - Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá e CMP- Central de Movimentos Populares, viemos manifestar à Secretária de Politicas Para as Mulheres, sociedade Riograndense e movimentos sociais, que estamos com uma forte determinação de realizarmos a

1ª Conferência Estadual de Yás, essa intensão pode ser compreendida como uma necessidade de criarmos um  espaço de participação popular e controle social no que se refere a questãode politicas publicas para  mulheres de comunidades Tradicionais de  terreiros, por sua função social que  são fundamentais à cidadania, à democracia e à liberdade.  É um momento histórico que representa um processo plural para a construção de políticas públicas mais sólidas, claras e coletivas.vem ao encontro da necessidade desta população, abrir o debate sob sua condição na sociedade,  poder contribuir com propostas e idéias, identificar suas  necessidades de politicas especificas para que seja elencado e incluida essa temática na Conferência Estadual das Mulheres. O momento é oportuno para mostrar o real valor da mulher de religião afro- brasileira, além de dar visibilidade a sua  capacidade de coesão grupal.

Buscando fomentar o processo no estado o Rio Grande do Sul, com a mobilização da sociedade para a realização das Conferências em suas etapas municipais, o movimento 13 de maio solicita o agendamento de reuniáo Pró-Conferência de Mulheres de terreiras.

Cordialmente,

Mãe Carmen de Oxala

Conselheira Municipal Codim – UAMG-  Guaiba

Movimento 13 de Maio Abolição não Conclusa Para as Mulheres Negras

Mãe Carmen de Oxalá anuncia que o perfil do Facebook está lotado

100_3377
É com grande alegria que anunciamos a todos vocês,   que o nosso perfil do facebook, está lotado , hoje com 5.0000 mil amigos, pessoas que acompanham diariamente as postagens dos meus dois blogs pessoal, e a Revista Online Conexão Afro. Por esses motivos estamos, abrindo o novo perfil Yá Carmen de Oxalá II, ampliem seus horizontes, compartilhando conosco de um ambiente virtual !
Aguardamos sua visita!
Mãe Carmen de Oxalá

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Depois de algum tempo sem escrever nos espaços virtuais , finalmente consegui.

Depois de algum tempo sem escrever nos espaços virtuais , finalmente consegui. Os meus dias têm sido corridos. Tenho trabalhado muito e as atividades litúrgicas do Ilê ASSOBECATY, absorvem muito tempo,  na medida do possível,  continuo ativando o movimento, dando palestras e  organizando seminários.

Não preciso dizer o quão desafiador têm sido os meus dias e as vezes, com tanta coisa me embanano toda, com relação a atividade do dia 25 de Julho Seminário Mulheres Negras no Poder,Rio Grande do Sul , Brasil e América Latina, e o 1 º Encontro de Yás no Ano Afrodescendente, houve um problema com a máquina fotográfica e perdemos  muitas fotos. Tivemos que recolher fotos de algumas pessoas que estavam nos eventos, só que isso demanda tempo,  agora se torna possível dar um retorno , bem legal dos dois eventos.Além disto, hoje estou com 4862  amigos no Facebook, sempre que possível respondo mensagens e os emails diários e demais compromissos acabo não tendo tempo para escrever nos diversos espaços virtuais . Uma peninha. Mas vou tentar ser mais constante.

Gostariamos de avisar que a partir de hoje estaremos trabalhando forte para a realização das atividades que aconteceram  nos dias 24 e 25 de setembro.  AGUARDEM ! 

Para quem me cobra quando não posto noticias, interpreto essa postura de quem acompanha,  e valoriza esse tipo de ativismo digital, muitas saudades e um bom axé de Mãe Carmen de Oxalá.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

2º REUNIÃO NA ASSOBECATY NOS PROJETOS MAIS CULTURA - PRONASCI EM GUAIBA

 

No dia 06  de agosto  aconteceu na sede da ASSOBECATY- Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá,  no salão  principal dedicado ao culto aos orixás a 2 ª reunião de trabalho, com alguns filhos  do ilê e parceiros que integram o grupo  de atores sociais, que formam a equipe dos membros  contemplados do edital Projetos Mais Cultura,  o ilê  de Mãe Carmen de Oxalá, está localizado no bairro Jardim Santa Rita-Guaiba,  dentro do espaço delimitado pelos  ministério da justiça e da Cultura, como  território da paz.  É neste espaço que ASSOBECATY há 23 anos tem como bandeiras de lutas a trabalho reconhecido , de atuação

100_1133

A reunião teve o caráter de   intensificar o fluxo de trabalho  de  organização e preparação para aguardar a liberação dos recursos pelos ministérios, da mesma forma que  foram  sanada todas as dúvidas.
100_1138

A discussão apontou que deve ser elaborado  um evento que  cause impacto na comunidade do bairros  Cohab , Jardim Santa Rita, no ato de  lançamento dos  projetos.

  100_1139

Com a qualificação e comprometimento dos  executores dos projetos os jovens de 15 a 29 anos de idade, moradores das comunidades  Cohab  Sta. Rita,  receberão  projetos com programação cultural diversificado educativa.

100_1136

Ao final a  conversa tomou rumos de elaboração de estratégias de coloboração mútua para que a atuação  e a relação do grupo possa  ser  inspirada na cooperaçãó, visando  fortalecer as atividades  da   comunidades tradicionais de terreiros, no sentido de posicionamento  oficial como um agente  gerador, motivador de mudanças na comunidade do entôrno, neste momento  incentivar outras comunidades a tomarem semelhante  iniciativa, usando o jargão tradicional ”Quem planta sonhos colhe novos horizontes “  De um edital público conseguimos transformar em políticas de respeito mútuo e  integração das práticas de diferentes saberes, ficou agendada a próxima  reunião  na terça  feira, dia 11 de agosto,  ás 19 horas.

sábado, 6 de agosto de 2011

A CASA TRADICIONAL ASSOBECATY PROTAGONIZA EM GESTAR 8 PROJETOS DO TERRITÓRIO DA PAZ

 

100_1086A casa tradicional Assobecaty- Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá, que está sob o comando de Mãe Carmen de Oxalá, no ano em que completa 77 anos de existência e 23 de personalidade juridica, no dia ( 30 ),  aconteceu no salão  dedicado as práticas religiosas da umbanda,  reunião de integração dos  filhos e parceiros do terreiro que irão trabalhar os projetos dentro do território da Paz.  No mês de julho a entidade é assinalada pela necessidade da realização de rituais de data  passagem para o orum  a grande Yalorixá Mãe Quina de Yemanjá que fundou a terreira, são (11) longos anos, que Mãe Carmen vem administrando, na condição de herdeira  do ilê, com um resgate eficiente  através de estratégia de visibilidade que possibilita o reconhecimento de sua trajetória como  simbolo de resistência do brio de mulheres negras.

 A primeira  reunião de uma série de muitas,  com os contemplados é o resultado do edital da primeira edição da iniciativa conjunta entre o Ministério da Cultura, por meio do 100_1081Programa Mais Cultura e da Justiça através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e tem como objetivo dar oportunidade às diversas camadas da população brasileira de acesso à produção, ao reconhecimento e ao consumo de bens culturais. Promovendo a autoestima, o sentimento de pertencimento, a cidadania, o protagonismo social e a diversidade cultural. Também  visa aumentar o dinamismo econômico de comunidades e municípios por meio de concessão de apoio financeiro a pequenos projetos de artistas, grupos independentes e produtores culturais.

 

A diretoria da entidade tem o entendimento do compromisso de estar partilhando com todos  esta experiência bem sucedida, no sentido de contagiar, encorajar, motivar para que outros e outras possam estar se organizando e articulando, isto é se preparando internamente para poderem  acessar todos os editais possíveis.  É a primeira vez, desde a fundação que ASSOBECATY,  conseguiu aprovar de uma vez só vez um número expressivo de projetos. Neste momento , nesta data o Ilê  se tornou então a sede dessa bela história de  maturidade, comprometimento e protagonismo  desta comunidade tradicional de terreiros  do sul do país.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

INTEGRANTES DO CORPO TECNICO DO IPHAE NA ASSOBECATY

Quem entra no bairro da Praia da Alegria, observa um bairro de classe média, que se avizinha com a majestosa fabrica de celulose, a garagem da unica empresa de ônibus que faz a linha do municipio Praia 1de Guaíba a capital gaúcha, nem imagina que nesse local tem sinais visiveis da ancestralidade africana, que seriam a Pedra de Xango e a Gruta de Oxum. Para os vivenciadores das religiões de matriz afro, esses espaços despertam sentimentos de pertença, lugares que denunciam passagem de escravos. O tráfico de escravos foi reconhecido como crime contra a humanidade pela Conferência Mundial contra o Racismo, em Durban, 2001 e, desde 1993, a UNESCO desenvolve o projeto Rota do Escravo – hoje renomeado “Rotas da Liberdade” - buscando quebrar o silêncio sobre a tragédia e suas conseqüências para as sociedades modernas e para as interações culturais no mundo contemporâneo. Assim, como deve ser considerado ação criminosa aos que querem apagar essa rota, essa historia afrodescendente neste bairro. Essa é a luta que vem sendo capitaniada pela Assobecaty – Associação Beneficente Cultural Africana Tempo de Yemanjá desde o ano de 2008, para o restauro da Gruta de Oxum e a revitalização da Praça da Pedra de Xangô, durante esses 4 anos de conflitos, ganha destaque os acertos e descompassos, acordos e desacordos entre os interesses dos religiosos de matriz afro e o poder público local. Causando a necessidade de envolvimento de toda a sociedade , ministério público, governo do estado, acadêmia neste o papel da casa tradicional tem sido de articuladora,  bucando agregar pessoas para a resolução do conflito. Os integrantes do corpo técnico do IPHAE- Institutto Patrimônio Histórico e Artístico do Estado , órgão vinculado a Secretaria de Estado da Cultura – SEDAC, realizaram a 1ª Visita Técnica .

Primeiro eles conheceram alguns monumentos históricos, depois eles  visitaram a praia da Alegria . Nesta constatando  o problema da água  que avançou muito, inviabilizando a impossibilidade de  refazer a gruta no mesmo local.

Praia da alegriaEste é o lugar que a comunidade afro, deseja que seja feita a nova Gruta de Oxum, o impasse ocorre pelo entendimento da prefeitura,  que  essa área  deve ser reservada aos banhistas.

100_1104Secretária Municipal de Turísmo e Cultura Cláudia Mara  Borges, Robson da Silva Dutra Lima, IPHAE Robson- Representante legal da Assobecaty – Mãe Carmen de Oxalá , sociólogo Mateus Dalla Rosa  e  Historiadora Mirião Leão

100_1125Sociólogo do IPHAE -  Mateus   fotografando a imagem  de Mãe Oxum  Associação Beneficente e Cultural Africana Templo de Yemanjá (Assobecaty), possui o termo de depositária fiél da imagem de Oxum da Praia da Alegria.

100_1123

Essa é a imagem de Mãe Oxum da Praia da Alegria , que esta aguardando  a resolução do impasse e a vontade politica  dos gestores  para a definição do local da nova gruta .

100_1127O terreiro Mãe Carmen Oxalá, vem trabalhando  para o resgate destes espaços de resistência e de memória ancestral , demandando  esforço para que  a história da Pedra de Xango e Gruta de Oxum  faça parte da  história oficial  do Rio Grande do Sul e Brasil.

100_1129

Conheça toda a história  nos respectivos  blogs :

Pedra de Xango  : pedradexango.blogspot.com

Gruta de Oxum : Gruta de Oxum

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

CRIAR : Micro - Projeto Mais Cultura Territorio da Paz Cohab Guaíba na sede da Assobecaty.

Esta acontecendo algo novo no meu Ilê, a chegada dos Micro - Projeto Mais Cultura Territorio da Paz Cohab Guaíba esta levantando muitas espectativas, na comunidade , filhos amigos da Assobecaty. Por essa razão, hoje  estou procurando entender melhor  o  significado da palavra "Criar é, basicamente, formar. É poder dar uma forma a algo novo. Em qualquer que seja o campo de atividade, trata-se, nesse "novo", de novas coerências que se estabelecem para a mente humana, fenômenos relacionados de modo novo e compreendidos em termos novos. O ato criador abrange, portanto, a capacidade de compreender; e esta, por sua vez, a de relacionar, ordenar, configurar, significar" (Fayga Ostrower)

Axé de Mãe Carmen de Oxalá