Dia: 06 de Julho de 2011
Pauta: Patrimônio Imaterial, discussão sobre o convênio com a ULBRA - Canoas , para a Gruta de Oxum e Pedra de Xangô
Solicitante: Comissão Permanente e Impulsora da Semana Municipal da Umbanda e das Religiões de Matriz Africana
Tipo de reunião: Resposta da Secretária sobre o Convênio com a ULBRA e Solução para a resolução da Gruta de Oxum
Mediador:
Secretário: Secretaria Municipal de Turismo e Cultura- SETUDEC
Cronometrista: Das 15 ás 15:45
Participantes: Representando a Comissão PermanenteRepresentando a Comissão Impulsora,
Ler:Existe uma determinação com prazo vencido para o fechamento da Praça da Pedra de Xangô, com possibilidade de multa diária, através do TC-Termo de Ajuste de conduta, que será aplicado pelo Ministério Público.
Sobre o convênio com a ULBRA - Canoas , para a Gruta de Oxum e Pedra de Xangô,
Trazer:
*Assistente de agenda**Informações adicionais*
Quando chegamos ao entendimento que precisávamos ter um órgão de pesquisa para dar resposta, era porque existia um impasse, sobre o local da Gruta de Mãe Oxum da Praia da Alegria, que passava por interesses:
- A Comissão Permanente defendia a ideia que o desgaste físico da Gruta era provocado pela força da água essa sustentação continua devido as afirmações de especialistas sobre o aumento do nível da água, além do descaso do poder público e da própria comunidade religiosa, umbanda, africana e candomblé e todas as denominações das religiões afro-brasileiras.
A prefeitura tinha o posicionamento de defender a área para os banhistas.
Outros grupo, por conveniência aderiram a imposição da Prefeitura.
Ocorre que em dezembro Ministério Público determinou a retirada dos escombros da Gruta, a Comissão realizou o ritual litúrgico de transposição do axé , imaterial, esta na beira da praia na reta da Pedra de Xangô;
Se era só esse o problema, quero registrar que o conflito foi dissolvido.`
Participantes da reunião: Secretaria de Turismo e Cultura – Sra Cláudia Mara Borges, acompanhada de sua assessora Gislaine C. da Silva , Pai Roni de Ogum, Mãe Geni de Yemanjá, Mãe Carmen de Oxalá.
Encaminhamentos: A secretária Cláudia Mara Borges reafirmou a disposição do governo municipal em regularizar a situação, o quanto antes, mas salientou que seria muito importante para o projeto que envolvesse o estado na causa, Pai Roni chamou atenção , que seria muito importate a Gruta de Oxum estivesse pronta até a festa que ocorrerá no dia 3 de Dezembro de 2011, Mãe Geni de Yemanjá se posicionou que o coletivo de religiosos estão sempre prontos para lutar até o fim que é levar Mãe Oxum para a Gruta. Foi sugerido que ASSOBECATY- Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá, entidade que possui o termo de depositária fiél da Imagem de Oxum, procure aproximação com a Secretaria de Cultura do estado da Cultura, para buscar apoio e acompanhamento do IPHAE, Instituto de Patrimônio Histórico .
quarta-feira, 6 de julho de 2011
AGENDA DA ASSOBECATY E COMISSÃO PERMANENTE DA SEMANA MUNICIPAL DA UMBANDA COM A SETUDEC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário