CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2011

O Ylê Axé Ossanhe Agué em Santa Maria Parceiro da Assobecaty

Pai ricardo de OssanhaEste final de semana foi muito especial para o O Ylê Axé Ossanhe Agué,   que está localizado na cidade de Santa Maria. A comunidade de terreiro com 20 anos de atividades  religiosas e política, no sábado (30)  ás 15 hs fez a assembléia de fundação , isto é adquir a existência formal perante a lei (que chamamos de personalidade jurídica), o registro de seu estatuto social e de sua ata de fundação no Cartório de Títulos e Documentos de Pessoas Jurídicas. A partir do registro, a associação passa a possuir plena capacidade de direito, ou seja, ela possui personalidade jurídica e, portanto, a capacidade de  tornando-se um ator social que estará sujeito a direitos e obrigações. O trabalho social do Ilê com a comunidade do entorno, já possuia uma função social relevante e agora com toda a certeza com a documentação legitima ainda mais as ações, além de  ser mais uma bandeira que será erguida para elevar o nome da religião no municipio e no estado. A Revista Conexão Afro, Associação Conexão Comunitára  Assobecaty, parabeniza  a iniciativa de Pai Ricardo de Ossanha Aguê e Pai Nei de Ogum  AXÈ de Mãe Carmen de Oxalá !!

sábado, 23 de julho de 2011

Chegou em Porto Alegre Prof. Dra. Yá Cecilia do Ilê Axé de Maroketu de Salvador

100_0862O Rio Grande do Sul amanheceu ensolarado, depois de semanas de frio e mau tempo. Prognóstico de dias mais quentes e melhores para receber a antropóloga bahiana Dra Yá Cecilia Conceição Soares, que vem a Porto Alegre à convite do Ilê de Tradição Templo de Yemanjá – ASSOBECATY. Para comemorar o Dia da Mulher Afro Latino Caribenha, Mãe Carmen de Oxalá produziu a estada da Yá compondo parcerias com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre – PMPA, com a Secretaria Estadual do Estado da Cultura/ Diretoria de Cidadadania Cultural e com a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial – SEPIR, além de diversos parceiros da sociedade civil como a Central do Movimentos Populares – CMP. 100_0863
     Ao chegar Yá Cecilia foi recepcionada no aeroporto por Mãe Carmen de Oxalá. À tarde será dedicada ao roteiro turístico e a boa mesa da culinária afro gaúcha, sem dispensar logo mais, o jantar em uma churrascaria na cidade.
100_0867

Nos próximos dias, no entanto, as atividades serão intensas: uma programação com palestras, bate papo, roda de capoeira, entrevistas e até um projeto de exposição fotográfica estão aguardando pelas Yalorixás.
    Para acompanhar e participar  das atividades acesse o programa no endereço

WWW.conexãoafro.wordpress.co

Chegou em Porto Alegre Prof. Dra. Yá Cecilia do Ilê Axé de Maraketu de Salvador

100_0862O Rio Grande do Sul amanheceu ensolarado, depois de semanas de frio e mau tempo. Prognóstico de dias mais quentes e melhores para receber a antropóloga bahiana Dra Yá Cecilia Conceição Soares, que vem a Porto Alegre à convite do Ilê de Tradição Templo de Yemanjá - ASSOBECATY. Para comemorar o Dia da Mulher Afro Latino Caribenha, Mãe Carmen de Oxalá produziu a estada da Yá compondo parcerias com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre - PMPA, com a Secretaria Estadual do Estado da Cultura/ Diretoria de Cidadadania Cultural e com a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial - SEPIR, além de diversos parceiros da sociedade civil como a Central do Movimentos Populares - CMP. 100_0863
     Ao chegar Yá Cecilia foi recepcionada no aeroporto por Mãe Carmen de Oxalá. À tarde será dedicada ao roteiro turístico e a boa mesa da culinária afro gaúcha, sem dispensar logo mais, o jantar em uma churrascaria na cidade.
    100_0867

Nos próximos dias, no entanto, as atividades serão intensas: uma programação com palestras, bate papo, roda de capoeira, entrevistas e até um projeto de exposição fotográfica estão aguardando pelas Yalorixás.
    Para acompanhar e participar  das atividades acesse o programa no endereço

WWW.conexãoafro.wordpress.com

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Jantar com os integrantes do Bloco Ilê Ayê "Negros do Sul - Lá também tem"

"Negros do Sul - Lá também tem" foi o tema escolhido.
100_0844Após  a escolha do  tema  que chama a atenção para a cultura negra no Sul do Brasil. Representantes do bloco tradicional Ilê Aiyê, chegam ao Rio Grande do Sul para realizar a pesquisa para cantarem no carnaval 2012  "Negros do Sul - Lá também tem". Os pesquisadores vieram  reconhecer a grande riqueza cultural de raiz africanas que esta presente no sul do país.

Este registro ocorreu na tarde do dia  ás 16 horas no  Gabinete de Politicas Pública para o Povo Negro da Prefeitura de Porto Alegre.

Irão ocorrer, visitas na capital e interior do estado com pesquisadores e integrantes do  famoso grupo baiano, primeiro bloco afro do país, que estão em Porto Alegre, com o objetivo de buscar informações acerca  história do negro. Recolher material  que irá subsidiar a elaboração do seu tema-enredo para o Carnaval 2012, que é "Negros do Sul - Lá também tem".

100_0851100_0856

Participamos da  recepção para os representantes do grupo,  aconteceu no restaurante Estação Porto, por meio de jantar, na quinta-feira(14). Onde estavam representantes de organizações que compõe o cenário do  movimentos negro  e religioso gaúcho.

 

terça-feira, 19 de julho de 2011

Representante de Mulheres de Odu na Assobecaty

O tempo anda mexendo com a ASSOBECATY, se contar ninguém acredita, por isso temos o compromisso de registrar a visita de Vivi- que é roteirista e produtora de Filmes –As mulheres de Odú

ela passou a tarde do dia 03 de julho, conhecendo um pouco da historia dos patrimônios imateriais Gruta de Mãe Oxum e Pedra de Xangô; Ela também pertence a comunidade tradicional de Terreiro Manso Dandalungua Cocuazenza na cidade de Salvador.

100_0803100_0800

Para afastar o frio a baiana tomou até chimarrão,  mas isso não impediu de prestar muita atenção na transmissão oral  que Mãe Carmen fez da  luta histórica que a Assobecaty,encabeça no municipio de Guaíba, acompanhada de religiosos que compõe duas Comissões a Permanente e Impulsora, destacando a persistência de Pai Roni de Ogum  e a perseverança de Mãe Geni de Yemanjá, lutadores incansaveis  pelo resgate dos dois  patrimônios.

100_0805100_0804

Mãe Carmen de Oxalá, Vivi de Dandalunda , Denise de Yemanjá e a Psicóloga Debora Lucia

Quem  ainda não conhece a história pode aguarda., que é só uma questão de tempo.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Reunião no Café do Mercado Público Porto Alegre: Para duplicar a produtividade no campo, na ação, no trabalho em si.

DSC01958

Estivemos reunidos no bar café do mercado público   André de Jessus , Denise Flores e Flávio Teixeira do Angola Janga. Embora nós integrantes da ASSOBECATY, temos consenso,  quanto mais reduzir o tempo em reuniões mais chances de duplicar a produtividade no campo, na ação, no trabalho em si.

Amanhã fazem 7 dias da morte fulminante de Pai Ricardo de Ogum, ainda surpreende familiares e amigos

 

100_1333.jpg (1600×1200)Amanhã  fazem  7º dia  em que os familiares, amigos e filhos de santo  se despediram, de Pai Ricardo , 33 anos, que morreu no final da manhã da última quinta-feira(7/7/2011), após apresentar um infarto fulminante. O corpo foi enterrado no Cemitério Municipal de Guaíba.

Pai Ricardo  deixa muitos filhos de santo, além de um vazio muito grande na luta pela Gruta de Oxum e Pedra de Xangô, ele era um ativista da Comissão Permanente da Semana Municipal da Umbanda e das Religiões de Matriz Africana , no municipio de Guaíba, parceiro incondicional da ASSOBECATY.  Segundo a Pai Roni de Ogum , o seu companheiro   começou a manifestar  forte dor no braço, que foi se intensificando, ao mesmo tempo que avançava em direção ao peito durante a manhã. Levado até o hospital  Regional, o quadro se agravou às 11:30  ele sofreu uma parada cardiorrespiratória, morrendo. 

segunda-feira, 11 de julho de 2011

O Seminário de Mulheres Negras, está prometendo em !

100_0806

Angelica Mirinhã ( CMP) e Mãe Carmen de Oxalá ( ASSOBECATY) que compõem o movimento 13 de maio abolição não conclusa para as  mulheres negra, se reuniram ao meio dia no Mercado Público, para almoçar e  tratar do Seminário Mulheres Negras no Poder, Rio Grande do Sul,Brasil e na America Latina em Alusão ao dia 25 de Julho Dia da Mulher Afro, Latina, Ameticana e Caribenha.

100_0807

O entusiasmo é muito grande, Angelica identificou uma liderança feminina do Morro Santa Tereza, que estava almoçando, no mesmo restaurante , se dirigiu a eles e  formalizou o convite. 

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Morre Pai Ricardo de Ogum, na cidade de Guaíba

ricardoA morte sempre causa muitas sensações desagrdáveis, acentua´se mais quando ela surge repentinamente, anunciada sem aviso prévio, a morte de Pai Ricardo de Ogum nos pegou de surpresa e me entristeceu muito, perdi um amigo, que sempre estava a disposição para a luta da religião dentro do municipio, dentro de seu Ilê deixa muitos filhos órfãos e na cidade muito amigos.

ASSOBECATY RESPONDE O CONVITE

GABINETE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O POVO NEGRO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

GABINETE DO PREFEITO

Ofício nº 046/11-GPN                                     Porto Alegre, 06 de julho de 2011.

Prezados (as) Representantes:

                                Ao cumprimentá-los (as) cordialmente, estamos convidando-os (as) para reunião no dia 07 de julho corrente, na Prefeitura Velha, Praça Montevideo, nº 10, andar superior, neste Gabinete, às 15 horas, referente ao dia 25 de junho Dia Internacional da Mulher Afro Latina Americana Carinbenha.

                               Desde já agradecemos antecipadamente a presença.

Atenciosamente,

Clovis André da Silva

                   Coordenador Geral

Senhoras e Senhores Representamos.

Nesta Capital.

GABINETE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O POVO NEGRO

GABINETE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O POVO NEGRO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

GABINETE DO PREFEITO

Ofício nº 046/11-GPN                                     Porto Alegre, 06 de julho de 2011.

Prezados (as) Representantes:

                                Ao cumprimentá-los (as) cordialmente, estamos convidando-os (as) para reunião no dia 07 de julho corrente, na Prefeitura Velha, Praça Montevideo, nº 10, andar superior, neste Gabinete, às 15 horas, referente ao dia 25 de junho Dia Internacional da Mulher Afro Latina Americana Carinbenha.

                               Desde já agradecemos antecipadamente a presença.

Atenciosamente,

Clovis André da Silva

                   Coordenador Geral

AGENDA DA ASSOBECATY E COMISSÃO PERMANENTE DA SEMANA MUNICIPAL DA UMBANDA COM A SETUDEC

Dia: 06 de Julho de 2011

 

Pauta: Patrimônio Imaterial,  discussão sobre o convênio com a ULBRA - Canoas , para a Gruta de Oxum e Pedra de Xangô 


Solicitante: Comissão Permanente e Impulsora da Semana Municipal da Umbanda e das Religiões de Matriz Africana

Tipo de reunião: Resposta da Secretária sobre o Convênio com a ULBRA e Solução para a resolução da Gruta de Oxum

Mediador:
Secretário: Secretaria Municipal de Turismo e Cultura- SETUDEC
Cronometrista: Das 15 ás 15:45
Participantes: Representando a Comissão Permanente

                           Representando a Comissão  Impulsora,
Ler:

Existe uma determinação com prazo vencido para o fechamento da Praça da Pedra de Xangô, com possibilidade de multa diária, através do TC-Termo de Ajuste de conduta, que será aplicado pelo Ministério Público.

Sobre o convênio com a ULBRA - Canoas , para a Gruta de Oxum e Pedra de Xangô, 

Trazer:
*Assistente de agenda*

*Informações adicionais*

Quando chegamos ao entendimento que precisávamos ter um órgão de pesquisa para dar resposta, era porque existia um impasse, sobre o local da Gruta de Mãe Oxum da Praia da Alegria, que passava por interesses: 

- A Comissão Permanente  defendia a ideia que o desgaste físico da Gruta era provocado  pela força da água essa sustentação continua devido as afirmações de especialistas sobre o aumento do  nível da água, além do descaso do poder público e da própria comunidade religiosa, umbanda, africana e candomblé e todas as denominações das religiões afro-brasileiras. 

A prefeitura tinha o posicionamento de defender a área para os banhistas.

Outros  grupo, por conveniência   aderiram a imposição da Prefeitura.

Ocorre que em dezembro Ministério Público  determinou a retirada dos escombros da Gruta, a Comissão realizou o ritual litúrgico de transposição do axé ,  imaterial, esta na beira da praia na reta da  Pedra de Xangô;

Se era só esse  o problema,  quero registrar que o conflito foi dissolvido.`

Participantes da reunião: Secretaria de Turismo e Cultura – Sra Cláudia Mara Borges, acompanhada de sua assessora Gislaine C. da Silva ,  Pai Roni de Ogum, Mãe Geni de Yemanjá, Mãe Carmen de Oxalá.

Encaminhamentos: A secretária Cláudia Mara Borges reafirmou a disposição do governo municipal em regularizar a situação, o quanto antes, mas salientou que seria muito importante para o projeto  que envolvesse o estado na causa, Pai Roni chamou atenção , que seria muito importate a Gruta de Oxum estivesse pronta até a festa que ocorrerá no dia 3 de  Dezembro de 2011, Mãe Geni de Yemanjá se posicionou que o  coletivo de religiosos  estão sempre prontos para lutar até o fim que é levar Mãe Oxum para a Gruta. Foi sugerido  que  ASSOBECATY- Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá, entidade que possui o termo de depositária fiél da Imagem de Oxum, procure  aproximação com a Secretaria de Cultura do estado da Cultura, para buscar apoio e acompanhamento do IPHAE, Instituto de Patrimônio Histórico .

terça-feira, 5 de julho de 2011

A morte de Mestre Borel, símbolo da cultura negra de Porto Alegre

A morte de Mestre Borel, nesta segunda-feira (4), deixa Porto Alegre sem um ícone da cultura negra. Mestre Xangô, de formação alabé, criado nos bairros Ilhota, onde nasceu Lupicínio Rodrigues e onde hoje é a Areal da Baronesa, cantada por Giba Giba, o reduto da negritude porto-alegrense no bairro Cidade Baixa. Ele tinha 85 anos de idade.

Em um documentário produzido recentemente, Mestre Borel, ancestralidade negra em Porto Alegre, ele fala das origens dos negros na capital, seus moradores e o movimento cultural. Discorre sobre as matrizes religiosas africanas e o convívio com os antepassados. O documentário fornece, também, uma interessante paisagem geográfica, um passeio sobre a antiga cidade através de fotografias. E trata a Areal da Baronesa como ponto nevrálgico da cultura negra.

O documentário é realizado pela mesma equipe que produziu Os Caminhos Invisíveis do Negro em Porto Alegre: A Tradição do Bará do Mercado, agraciado com o Prêmio Manuel Diégues Júnior, pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) na categoria Importância do tema para área, em 2008, na 13ª Mostra do Filme Etnográfico, no Rio de Janeiro.

Walter Calixto Ferreira, o Mestre Borel, nasceu em Rio Grande. Seus ancestrais são nigerianos. Desde 1980 morava no bairro Restinga.

O vídeo pode ser visto no youtube, no endereço www.youtube.com/watch?v=pjNI-FFXVaE (Foto:OLAVO RAMALHO MARQUES)

FONTE: Todo dia Online, Coluna João Almeida
 

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Morre Walter Calixto Ferreira, o Mestre Borel

Representante das religiões afrobrasileiras e carnavalesco morreu nesta segunda-feira no Hospital Parque BelémVida do Mestre foi tema de documentário - Mauro Vieira

Renato Dornelles | renato.dorneles@diariogaucho.com.br

Vida do Mestre foi tema de documentário
Foto:Mauro Vieira

Walter Calixto Ferreira, conhecido como Mestre Borel, um dos mais principais representantes das religiões afrobrasileiras e da cultura negra no Rio Grande do Sul, além de carnavalesco, escritor e pesquisador, morreu nesta segunda-feira, aos 85 anos, no Hospital Parque Belém, vítima de complicações cardíacas e respiratórias.
Mestre Borel era considerado o mais antigo alabê (tamboreiro de candomblé ou batuque) e também um dos principais responsáveis pela preservação da cultura e da história dos povos africanos em Porto Alegre.
Sua história foi tema do documentário Mestre Borel: a Ancestralidade Negra em Porto Alegre, dirigido por Anelise dos Santos Guterres, no ano passado. O velório está sendo realizado no Cemitério Jardim da Paz.

FONTE : DIÁRIO GAÚCHO

sábado, 2 de julho de 2011

MARCO INICIAL DAS ATIVIDADES DE PARCERIA DA PSICOLOGIA ASSOBECATY COM A ESCOLA ESTADUAL AGLAE KEHL UM OLHAR PARA O CUIDADO COM TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO

Com o objetivo de firmarmos uma parceria entre o Departamento de Psicologia da  ASSOBECATY com a ESCOLA ESTADUAL AGLAE KEHL, situada no Bairro COHAB em Guaíba/RS, realizou  uma atividade no dia 20.05.2011, onde buscou-se primeiramente conhecer o quadro de professores da escola, trabalhadores em educação, que também estão na condição de cuidadores ao desempenharem suas atividades funcionais em colégios e tendo em vista que a base de seu trabalho é focada nos alunos (pessoas que necessitam de cuidados).Imagem0150
Esta atividade inaugural visou sensibilizar os professores, através de uma pequena reflexão para a questão do cuidado, uma vez que o ambiente escolar é muitas vezes a extensão dos lares do seu corpo discente, os alunos, sendo também o palco de repetição de muitos conflitos ocorridos no seio familiar, onde a escola por vezes é o refúgio para a fuga de um cenário repleto de violência, negligência e tantas outras violações de direitos humanos.
Procuramos abordar também o tema trabalho, por estarmos no mês de maio, que compreende duas datas alusivas ao tema trabalho correspondendo aos dias 1º e 13 de maio, datas que deveriam servir à reflexão, assim apontadas por alguns professores durante a realização da atividade, sendo a primeira um marco ao Dia do Trabalhador e a segunda respectivamente por fazer alusão ao trabalho escravo, à libertação, conceito e ação discutível até nossos dias atuais.
Desse modo, procurando pensar a questão do trabalho e o cuidado, encontramos na literatura de saúde a expressão “cuidado” para referir-se às relações centrais dos projetos no modo de ser dos humanos, com os modos de compreender a si e ao seu mundo e com seus modos de agir e interagir. Assim, entendemos que o trabalho é um dos diferentes modos de subjetivação do ser humano, envolve seu projeto de vida, muitas vezes o projeto de felicidade, por dar sentido a sua existência como ser social, dando um sentido além de um caráter simplista de utilitarismo ou ser produtivo a serviço apenas da produção de um capital material, sem o provimento de um sentido para este trabalho.
Imagem0153Finalmente, de tudo que discorremos teoricamente, pudemos constatar na prática vivencial desta atividade proposta que para o grupo, a equipe de professores desta instituição de ensino, o trabalho e o cuidado com o ser humano envolve diferentes significados e sentimentos. Essa proposta de trabalho é uma construção conjunta entre profissionais educadores e profissionais de saúde e áreas afins da ASSOBECATY, que teve início nesta data (20.05.2011), mas não tem data prevista para seu término, visto que é um processo construtivo, onde as demandas grupais de cada encontro delinearam o foco de nosso trabalho.
Débora Lúcia de Souza e Silva
Psicóloga - CRP/RS 07/15877
ASSOBECATY-Guaíba/RS

Ver mais

ASSOBECATY  http://pontodeescutaassobecaty.blogspot.com