As pessoas que sempre foram muito sagrificadas, serão abençoadas no Ano 2012, pelo Pai Oxalá. Essas são palavras de Mãe Carmen de Oxalá.
As pessoas que sempre foram muito sagrificadas, serão abençoadas no Ano 2012, pelo Pai Oxalá. Essas são palavras de Mãe Carmen de Oxalá.
Envie matéria e acompanhe as nossas postagens diárias no www. jornalconexaoafroafro.blogspot.com
Greice Ellen e Lisiane Rodrigues /Revista Conexao Comunitária
Na manhã de sabado, 24 , foi de festa para crianças da Vila da Abença. Mãe Carmen de Oxalá com alguns integrantes da Rede Cultura na Rua , já haviam préviamente mobilizado a comunidade que organizou as crianças, que mesmo com o frio, aguardavam com fila indiana a chegada do Papai Noel.
Também foi distribuido presentes e cachorro quente e suco. Estamos conseguindo realizar, uma atividade que ASSObECATY- Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá, após 12 anos , uma ação que Mãe Quina de Yemanjá fazia quando era dirigente da Assobecaty. Mãe Carmen de Oxala,diz estar emocionada em poder voltar a executar esta ação, que desde que confraternizar com as crianças é uma oportunidade muito alegre. “Estamos muito felizes com o carinho destes meninos e meninas. Desejamos às famílias da comunidade um Feliz Natal e ano novo repleto de realizações”, afirmou Mãe Carmen de Oxalá durante a festa que na ocasião atendeu 98 crianças com idades entre 1 à 13 anos,
Mãe Carmen de Oxalá, Baba Hendrix foram os palestrantes no seminário Desenvolvendo Habilidades e Incluindo com a Diversidade, proposta da Escola Estadual Silvio Torrres.
Mãe Carmen de Oxalá Saúda os:
ASSOBECATYANOS filhos , amigos simpatizantes, demais autoridades da Matriz Afro Gaúcha
QUE PAI OXALÁ NA SUA INFINITA SABEDORIA ABENÇÕE TODAS E TODOS NESTE DOMINGO DIA 18/12 /2011
Gostaria de informar-lhes que fiquei 15 dias, com minha conta bloqueada no hotmail, conseguindo reativá-la no dia de hoje.
Temos o dever de partilhar que estivemos ausente entre os dias 26 de novembro a 2 de dezembro na Oficina Nacional de Políticas Públicas para as Comunidades Tradicionais de Terreiro , promovido pelo Ministério da Cultura em São Luis do Maranhão. Em breve estaremos compartilhando os resultados e desdobramentos.
Dia 2 a noite preparação para Carreata, Xirê e Festa
Dia 03 de dezembro ocorreu a 4º CARREATA e XIRÊ DE MÃE OXUM DA PRAIA DA ALEGRIA, ao retornarmos para o Ilê ASSOBECATY ocorreu Toque de agradecimentoa Orixá da Doçura.
Dia 09/12 Reapactuamos a Rede Estadual de Núcleos de Ilês Afro Aids no Ilê de Mãe Walkiria de Oxum Docô na cidade de São Leopoldo.
Ainda no dia 12 /12.12/12 participamos do Seminário com representantes do Ministério da Justiça e Ministério da Cultura e UNESCO, assim como, os demais contemplados nos Micro-projetos mais cultura, na ocasião apresentamos a metodologia da Rede Cultura na Rua.
Dia 13/12 embarcamos novamente para Brasilia para participarmos do Seminário Nacional Territórios das Matrizes Africanas no Brasil , onde contribuimos na elaboração de diretrizes para plano de atenção a povos tradicionais de matriz africana, o evento foi promovido pela SEPPIR- Secretaria Especial de Politicas de Igualdade Racial, também muito em breve estaremos partilhando com mais detalhes essas o outras informações.
AGENDA
Dia 20 /12 Reunião para tratar da indicação de um conselheiro para compor o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
Dia 22/12 Último Seminário do ano, “ Seminário Omo Orisá do Ilê Orisá Assobecaty “ amigo secreto revelação na hora valor do presente 10 reais.
Dia 24/12 Mãe Carmen de Oxalá e alguns filhos passaram a tarde no Presidio Feminino, com a distribuição do axé “Alaafiá Orisanlá ” A Paz de Oxalá.
Dia 26 e 27- O Ilê Assobecaty estará realizando limpezas e segurança de ano
Ainda falta combinar outra atividades e compromissos, inclusive a data para o Seminário, limpeza de final de ano com os Assobecatyanos de Pelotas.
AXÉ DO PAI OXALÀ !!!
Na história de existência da ASSOBECATY existem um rastro de muitas lutas , sobretudo, que no momento certo se transformam em grandes conquistas e realizações que compensam cada ação. Nessa trajetória, vamos colecionando pessoas encantadoras, uns parceiros que apresentam outros, parceiros de toda hora , muitos deixam recordações inesquecíveis. Nesce sentido, o renomado fotografo Tamires Kopp, recentemente nos presenteou com aproximação com as reconhecidas: Produtora Cultural Carla Joner e a Astróloga Amanda Costa que vieram visitar a Assobecaty, no domingo 11 de dezembro.
Muitas pessoas que visitam a Assobecaty, no salão destinados aos orixás encontram um espaço que chama atenção, talves seja o apelo do amarelo ouro, das flores ou diversos vidros de perfumes que estão expostos aos pés da imagem da rainha do ouro.É mais ou menos assim que as pessoas demosntram atração pela Mãe Oxum da Praia da Alegria, que esta aquardando a vontade´politica do poder público para reconstrução da Gruta de Oxum da Praia da Alegria. Esperamos que tenham gostado do que viram e voltem mais vezes na sede da Assobecaty.
Por motivo de termos inúmeras atividades referentes a semana da consciência negra, da mesma forma uma agenda carregada com compromissos de viagens, seminários, palestras e obrigações religiosas estamos postando fotos, fragmentos de momentos , vivenciados a mais de dois meses.
No inicio do mês de novembro recebemos a visita do Coordenador do Coral ASCORG, Reinaldo Rodrigues, simpático e atencioso se prontificou a ser um colaborador nas atividades musicais que serão apresentados nos eventos realizados na gestão da Assobecaty – Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá , com a Rede Cultura na Rua. O engenheiro mecânico , também coordena um grupo vocal que se chama Paz e Harmonia o qual esta a disposição do Ilê, que vem conquistando novas alianças para fortalescer os Micro-projetos Mais Cultura, do Pronasci.
Enviar materia conexaoafro@gmail.com
ASSUNTO: CONVITE ,
II RODA DE CONVERSA REPACTUANDO E EXPANDINDO A REDE ESTADUAL DE
NÚCLEOS DE ILÊS AFRO AIDS
Prezados
É com imensa satisfação que a ASSOBECATY- Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá vem à sua presença. através deste, para convidar-lhe para a realização da Roda de Conversa : Repactuando e Expandindo a Rede Estadual de Núcleos de Ilês Afro Aids, que acontecerá no dia 09 de dezembro 2011, na cidade de São Leopoldo. Na ocasião ocorrerá adesão do Centro de Umbanda e Quimbada Ylê Oxum Olobá, que tem como diretora espiritual Mãe Walkiria de Oxum Olobá. A roda proporcionará o entrelaçamento das experiências do saber natural das vivências das comunidades tradicionais das terreiras, com os profissionais da área da saúde.
Data , 09 de dezembro de 2011.
Horário inicio : 18h30m
Local: Centro de Umbanda e Quimbanda Ylê Oxum Olobá
Rua: Dinamarca Quadra 59 Casa 13 Cohab Feitoria - (51)35752776
São Leopoldo - RS
Assobecaty
Mãe Carmen de Oxalá- (51) 97010303
Centro de Umbanda e Quimbanda Ylê Oxum Olobá -Mãe Valquiria de Oxum Olobá- (51) 35752776 Mãe Janaína-(51) 98778036
Ela faz a oficina de comunicação, agora vem aplicando os conhecimentos na forma de abordagem nos diversos seguimento que compõe o Bairro Jardim Santa Rita e Cohab.
Da mesma forma ela abre possibilidades de novas relações para compor ou apoiar a nossa Rede Cultura na Rua.
Ela faz a oficina de comunicação, agora vem aplicando os conhecimentos na forma de abordagem nos diversos seguimento que compõe o Bairro Jardim Santa Rita e Cohab.
Da mesma forma ela abrem possibilidades de novas relações para compor ou apoiar a nossa rede.
Elas fazem fazer a oficina de comunicação, e depois aplicam os conhecimentos na abordagem representantes de diversos seguimento do Bairro Jardim Santa Rita e Cohab.
Da mesma forma elas abrem possibilidades de novas relações para compor ou apoiar a nossa rede.
A deputada estadual Ana Afonso (PT) esteve visitando no Município de Guaiba, na sexta-feira, dia 18. A deputada, colocou o seu mandato à disposição da casa tradicional Assobecaty. que tem uma linha de trabalho que convergem com os compromissos da plataforma política que trabalha questões prioritárias como educação, moradia e saúde”, afirma. Durante audiência Mãe Carmen de Oxalá apresentou projetos que estão sendo elaborados pela entidade, bem como iniciativas já desenvolvidaas e outras que serão iniciadas durante o ano de 2012.
Na ocasião Deputada e sua comitiva conheceram as dependências da Assobecaty , escutaram atentamente o que a Yalorixá que apresentava as bandeiras de luta e o trabalho realizado pela Assobecaty.
Finalizando, ficou assinalado grandes possibilidades de futuras parcerias.
Pai Leonel de Oxum Dôco acompanhados de filhos, Mãe Geni de Kaiá
Cacique Neusa, Cacique Nilsa e a representante da Flora Santa Barbara
Ao final os religiosos parabenizaram todos e todas que no dia de hoje, 15/11/2011 celebraram esta data de 103 anos de existência da Umbanda no Brasil.
Por isso, Assobecaty faz essa homenagem aproveita essa postagem para desejar a todos os que comemoram o aniversário da Umbanda nesta data , o mais sincero votos de energia e força para levar ao mundo inteiro a Bandeira de Oxalá, AOS 103 ANOS DA UMBANDA NO BRASIL, PARABÉNS !!!!
Na noite do dia 27 de outubro, Mãe Carmen de Oxalá foi recepcionada pelo Coordenador do curso de história, Prof. Roberto Santos, para uma Roda de Conversa com os graduandos do curso de história da Universidade Luterana do Brasil- Ulbra – Canoas.
Com uma atuação religiosa, social e intelectual destacada no Brasil, Mãe Carmen de Oxalá, vem sendo solicitada em diversos espaços para trabalhar a formação no que se refere questões relacionadas a religião de Matriz Africana.
“ Não me atenho no que se refere a posição das mulheres em África,mas, no Brasil e Rio grande do Sul a religião de matriz africana , foi fundada por mulheres negras, e eu aqui nesse espaço represento esse fio de resistência do feminino negro dentro do axé”. Essas foram as palavras iniciais de Mãe Carmen de Oxalá, ao iniciar a aula com os graduandos do curso de história na noite do dia (27) quinta – feira, onde teve como desafio de não mascarar a realidade das Comunidades Tradicionais de Terreiros do “ Batuque do Sul ”, manifestou a sua posição frente os fatos,
Um dos pontos sensiveis da Roda de Conversa foi sobre a herança religiosa que se herda,não se escolhe, a qual, houveram muitos questionamentos.
No final da Roda de Conversa Mãe Carmen de Oxalá, estendeu um convite, para os alunos irem a cidade de Guaíba, salientou, que eles, lá, iram encontrar na prática muitos dos conceitos que são estudados em sala de aula. Exemplificando, conceitos como Patrimônio Cultural, Patrimônio Imaterial, Terriório negro, Memória, Sitio Hiistórico etc…. Da mesma forma que os convidou para conhecerem a Casa Tradicional Assobecaty- Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá, legado que recebeu de sua Mãe Quina de Yemanjá. O Ilê, que esta sob seu comando há 11 anos.
Na noite do dia 27 de outubro, Mãe Carmen de Oxalá foi recepcionada pelo Coordenador do curso de história, Prof. Roberto Santos, para uma Roda de Conversa com os graduandos do curso de história da Universidade Luterana do Brasil- Ulbra – Canoas.
Com uma atuação religiosa, social e intelectual destacada no Brasil, Mãe Carmen de Oxalá, vem sendo solicitada em diversos espaços para trabalhar a formação no que se refere questões relacionadas a religião de Matriz Africana.
“ Não me atenho no que se refere a posição das mulheres em África,mas, no Brasil e Rio grande do Sul a religião de matriz africana , foi fundada por mulheres negras, e eu aqui nesse espaço represento esse fio de resistência do feminino negro dentro do axé”. Essas foram as palavras iniciais de Mãe Carmen de Oxalá, ao iniciar a aula com os graduandos do curso de história na noite do dia (27) quinta – feira, onde teve como desafio de não mascarar a realidade das Comunidades Tradicionais de Terreiros do “ Batuque do Sul ”, manifestou a sua posição frente os fatos,
Um dos pontos sensiveis da Roda de Conversa foi sobre a herança religiosa que se herda,não se escolhe, a qual, houveram muitos questionamentos.
Ao final Mãe Carmen de Oxalá, estendeu um convite, para os alunos irem a cidade de Guaíba, salientou, que eles, lá, iram encontrar na prática muitos dos conceitos que são estudados em sala de aula. Exemplificando, conceitos como Patrimônio Cultural, Patrimônio Imaterial, Terriório negro, Memória, Sitio Hiistórico etc…. Da mesma forma que os convidou para conhecerem a Casa Tradicional Assobecaty- Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá, legado que recebeu de sua Mãe Quina de Yemanjá. O Ilê, que esta sob seu comando há 11 anos.
Doação de Mãe Dalila de Odé ao Município de Guaíba é a inscrição que traz aos pés a imponente imagem de Oxum esculpida em madeira maciça, que outrora mirava as águas doces da Praia da Alegria. A controversa generosidade da Mãe de Santo pôs em cheque a administração da prefeitura da cidade nos últimos 4 anos quando o povo de terreiro reunidos pela Comissão Permanente da Lei Municipal da Semana da Umbanda e das Religiões de Matriz Africana, reivindicou o reconhecimento da territorialidade negra e de seu patrimônio imaterial. A discussão em questão trouxe à tona antigas práticas religiosas daquela localidade que não ficavam restritas ao culto de Oxum mas se estendiam por quilometros alcançando uma formação rochosa, identificada nos cultos ao Orixá Xangô, além dos registros históricos das rotas de fuga de escravos vindos de Porto Alegre, mais propriamente do Bairro Tristeza em direção à Praia da Alegria. Coincidência ou não, uma trajetória de libertação da tristeza para a alegria.
Desde que a imagem foi removida da gruta, dado o péssimo estado de conservação do local, a mobilização dos religiosos tem sido incessante: seminários com especialistas no assunto, universidades, Ministério Público, governos estadual e federal.
Dentre as ações que fortalecem o movimento, está a Carreata da Mãe Oxum da Praia da Alegria, este ano na sua IV edição. Mãe Camen de Oxalá, umas das referências religiosa à frente do debate, percebe que o envolvimento dos pais e mães de santo é crescente mas que a comunidade guaibense em geral, vem aderindo em participação ano à ano.
Para as festividades de 2011, a Comissão responsável está preparando algumas inovações: a carreata como de práxi, parte da Assobecaty em direção à Praia da Alegria mas enquanto o povo espera pela chegada da santa poderá acompanhar em um telão que será instalado à beira d’água, uma programação de audiovisual e mensagens de axé, paralelamente acontecerá o lançamento da rádio Estúdio FM Web, responsável pela cobertura do evento em tempo real pela Internet. Praça de alimentação, venda de souvenirs, e agrados para Mãe Oxum também estão previstos.
A IV Carreta da Mãe Oxum da Praia da Alegria é uma iniciativa da Assobecaty - Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá e organizada pela Comissão Permanente da Lei Municipal da Semana da Umbanda e das Religiões de Matriz Africana da cidade de Guaíba. Será realizada no dia 03 de dezembro próximo com saida prevista para ás 18 horas da Rua Wenceslau Fontoura, 225 - Bairro Sta Rita com chegada na Praia da Alegria.
Para mais informações: (51) 3055 6655 e (51) 84945770
http://www.slideshare.net/maecarmendeoxala/memorial-das-aes-da-me-oxum-
da-praia-da-alegria
http://grutadeoxum.blogspot.com/
Na próxima segunda-feira, 21/11, às 10h30, uma atividade simbólica abrirá a Semana da Consciência Negra no Palácio Piratini. As escadarias da sede do Governo do Estado serão lavadas, com o objetivo de sinalizar o diálogo entre o Executivo e os grupos de Religiões de Matriz Africana e consolidar a cultura e as boas relações. A interlocução foi feita pelo Grupo de Trabalho de Matrizes Africanas, instalado pela Câmara Municipal de Porto Alegre.
As atividades foram definidas em reunião no Palácio na quarta-feira, 9/11, em que estiveram os babalorixás Pai Diba, Pai Jairo, Pai Clóvis e Pai Marcelo, as yalorixás Mãe Rose, Mãe Norinha, Mãe Angélica, Mãe Carmen, o representante do GT da Câmara Municipal, Rafael Duda, e assessoria do governador. O evento ainda discutirá políticas públicas de igualdade racial, em uma audiência com o governador Tarso Genro, na qual também deve estar presente a ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Porto Alegre, 17 de novembro de 2011.
Texto: Idiana Tomazelli – Jornalista em formação
Edição: Marta Resing (reg. prof. 5405)
Bem diz o ditado a União faz a força, a Comissão Permanente da Semana Municipal da Umbanda e das Religiões de Matriz Africana se organizaram na 1ª Conferência de Yás e Alujá na Pedra de Xango, investiram uma midia externa, agora para Mãe Oxum foi colocado dois outdoors nas principais ruas da cidade, só foi posspivel pelo nível de organização e despreendimento dos festeiros que foram eles:
Mãe Geni de Kaiá
Pai Roni de Ogum
Mãe Bere de Oxum
Flores e Flora =Santa Barbará
Mãe Nilza da Jurema
Pai Leonel de Oxum Docô
Mãe Carmen de Oxalá
CÉLEBRE VISITA NA ASSOBECATY
Hoje dia 09 de novembro, a ASSOBECATY recebeu a visita de Camilo de Lelis.O renomado teatrólogo é referência na produção do teatro de rua em Porto Alegre.
Todos os anos a capital gaúcha é agraciada com a Arte Cênica ao ar livre.Camilo de Lelis dirige atores e centenas de coadjuvantes na já conhecida Procissão do Morro da Cruz,evento que marca as comemorações da Semana Santa no cristianismo.
Com intenso amor pela arte, Camilo e sua equipe transformam o percurso e o local onde é encenada a crucificação de Jesus Cristo num cenário emocionante e encantador .O evento é considerado tradição na capital,arrasta mais de 30 mil pessoas.
Conhecedor da cultura afro-brasileira e de alguns feitos culturais de Mãe Carmen de Oxalá ,não hesitou viajou até o município vizinho.
A bordo do Catamarã apreciando as belas paisagens do cenário natural do lago Guaíba. Camilo desembarcou no porto da cidade , onde foi recepcionado por Mãe Carmen de Oxalá, presidenta da ASSOBECATY,instituição civil conceituada como referência Afro-cultural e social no município,no Estado e no Brasil.O motivo do encontro desses dois cidadãos ilustres, é a organização da procissão da Mãe Oxum. Este evento que foi reativado há 4 anos por uma comissão de religiosos e estudiosos da cultura afro-brasileira. O evento acontece anualmente na cidade de Guaíba, arrasta centenas de féis e admiradores da religião afro-brasileira.
O objetivo do encontro é transformar a procissão da Mãe Oxum em um mega evento, com cenário e apresentação teatral ,visando respeitar , valorizar e disseminar a temática religiosa e cultural .
Camilo foi acompanhado por Mãe Carmen de Oxalá até a Praia da Alegria, cujo cenário,é exuberante. Lá será realizada a procissão de OXUM e também abriga a pedra de XANGÔ, patrimônio natural presenteado pela mãe natureza.
Mãe Carmen de Oxalá e demais estudiosos estão lutando para que na Pedra de Xangô seja o mais novo patrimônio
imaterial da cidade. Luta reconhecida pelos órgãos culturais do município , que deram uma atenção especial,isolaram a pedra para ficar livre de qualquer descuido da população.
Após o deslumbre e encantamento pelas belezas naturais,Camilo foi conduzido por Mãe Carmen de Oxalá até o Museu Carlos Nobre ,espaço cultural onde abriga a história de Guaíba e dos célebres cidadãos guaibences, que contribuíram com a cultura local.
Lá receberam a atenção da Secretaria Municipal da Cultura departamento responsável pelas realizações dos eventos culturais do município.
Ficou tudo acertado,agora é preciso trabalhar muito , para a realização do mega evento que será no dia 3 dezembro.Com certeza será uma façanha cultural. O nome da cidade conhecida como berço da Revolução Farroupilha será, citada nos meios de comunicações .
A ASSOBECATY se sente contemplada em receber a célebre visita.
Camilo conheceu todos os recintos da instituição,ficou embriagado pela originalidade e beleza da Mãe Oxum . Pediu para ser fotografado ao lado da imagem,a qual considerou uma obra de arte que também foi avaliada, por uma equipe de intelectuais da academia( História ,sociologia e outras ), como patrimônio imaterial do município de Guaíba.
Profª Zélia de Araujo Lima (Formação Língua Portuguesa e Literatura)
Atenciosamente
Zélia de Araújo Lima( Profª)
Após a realização da 1ª Conferência de Mulheres Yás na Pedra de Xangô, que ocorreu no mês de setembro, o poder público municipal, tomou uma feliz decisão, que termina com o jogo de braço da prefeitura, com as Comunidades tradicionais de terreiros do municipio, o impasse acontece desde o ano 2007. Para que possa entender o caso, a Pedra de Xango esta localizada na Praia da Alegria, num espaço público que tem um bar e um estacionamento, portanto encontra –se fora dos padrões legais. Assobecaty vem capitaniando, ações maciças de protesto para que se resolva essa situação para ser feito a Praça da Pedra de Xangô . A qual contém uma reserva de ervas sagradas, sendo uma reinvendicação da carta de intensão do 1º Seminário Religião de Matriz Africana e Meio Ambiente. O envolvimento do Ministério Público, no ano passado realizou no local uma audiência pública na ocasião determinou o fechamento da Praça, na tentativa de impedir o estacionamento clandestino.Após a Conferência de Yás a prefeitura interditou o local, colocou uma placa avisando que serão multados carros estacionados, para isso colocou a Pedra na rota dos “azuizinhos”.
As Yalorixás Mãe Geni de Yemanjá e Mãe Carmen de Oxalá ao tomarem conhecimento da interdição, foram até o local para ver as conseguências positivas do evento das Yás de casa tradicionais de terreiros.
Salve o AXÉ do Orixá Xangô.