Esta é a Igreja Nossa Senhora do Livramento, fica localizada no centro do municipío de Guaíba.
O departamento da Cultura Negra, órgão vinculado a Secretaria Municipal de Turísmo e Cultura , composto por entidades da sociedade civil , movimento negro e representantes de secretarias de governo, elaboram Programação da Semana da Consciência Negra, no ano de 2009, foi ASSOBECATY- Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá, terreiro comandado pela Yalorixá Carmen de Oxalá, que propos a atividade de missa afro , para compor a programação da Semana.
A religiosa teve a responsabilidade de mobilizar a comunidade Afro- Brasileira, para que no domingo ás 17 horas participassem da celebração. Ela divide sua preocupação “ esse tipo de organização causa muita apreensão, primeiro não é somente o meu Ilê, que tenho que mobilizar, são diversos terreiros, num domingo a tarde , onde os religiosos não tem a cultura de sair de seus ilês nos domingos a tarde, estamos convictos que vai dar tudo certo.
Definindo os últimos detalhes para o inicio da solenidade por ocasião da Semana da Consciência Negra
Acertando as formas de inclusão do povo negro e de axé , de uma forma igualitária , houve uma seleção criteriosa de textos que possam levar ao ato religioso reflexivo, sobre a história do povo negro, acompanhado de orações e toques de atabaques e cânticos.
Neste momento cada um dos Babas e Iyás estão lendo o texto, cada um lê uma parte, fato que da sentido a participação de todos na cerimônia.
Pai Mãe Bere de Oxum , Pai Roni de Ogum e Pai Ricardo de Oxum
Mãe Geni de Iemanjá, dirigente do terreiro que cultua Cambomblé de Angola ela também é uma das principais religiosas do movimento ativista que chamamos de Comissão Permanente da Semana Municipal da Umbanda e Religiões de Matriz Africana.
Fiés se encantam com a organização da cerimônia.
Momento singular a integração dos sons dos atabques com os violões
As Iabás Mãe Geni de Iemanjá e Mãe ….. e Carmen de Oxalá
Edinara do Ilê de Mãe Jane de Obá e os historiadores Guilherme Porkosk representando a Secretaria de Turismo e Cultura e Miriãm Leão uma das incentivadoras da missa Afro, Ex – diretora do departamento da Cultura Negra, ambos reunidos para realizarmos estarmos neste dia, reunidos para realizarmos ums cerimônia de de louvor a Zumbi dos Palmares.
Religiosos participantes da celebração Mãe Geni de Iemanjá
Criamos neste dia um espaço de convergência
Finalização ums cerimônia de louvor ao Espirito Libertário Zumbi dos Palmares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário