Esta é a Igreja Nossa Senhora do Livramento, fica localizada no centro do municipío de Guaíba.
O departamento da Cultura Negra, órgão vinculado a Secretaria Municipal de Turísmo e Cultura , composto por entidades da sociedade civil , movimento negro e representantes de secretarias de governo, elaboram Programação da Semana da Consciência Negra, no ano de 2009, foi ASSOBECATY- Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá, terreiro comandado pela Yalorixá Carmen de Oxalá, que propos a atividade de missa afro , para compor a programação da Semana.
A religiosa teve a responsabilidade de mobilizar a comunidade Afro- Brasileira, para que no domingo ás 17 horas participassem da celebração. Ela divide sua preocupação “ esse tipo de organização causa muita apreensão, primeiro não é somente o meu Ilê, que tenho que mobilizar, são diversos terreiros, num domingo a tarde , onde os religiosos não tem a cultura de sair de seus ilês nos domingos a tarde, estamos convictos que vai dar tudo certo.
Definindo os últimos detalhes para o inicio da solenidade por ocasião da Semana da Consciência Negra
Acertando as formas de inclusão do povo negro e de axé , de uma forma igualitária , houve uma seleção criteriosa de textos que possam levar ao ato religioso reflexivo, sobre a história do povo negro, acompanhado de orações e toques de atabaques e cânticos.
Neste momento cada um dos Babas e Iyás estão lendo o texto, cada um lê uma parte, fato que da sentido a participação de todos na cerimônia.
Pai Mãe Bere de Oxum , Pai Roni de Ogum e Pai Ricardo de Oxum
Mãe Geni de Iemanjá, dirigente do terreiro que cultua Cambomblé de Angola ela também é uma das principais religiosas do movimento ativista que chamamos de Comissão Permanente da Semana Municipal da Umbanda e Religiões de Matriz Africana.
Fiés se encantam com a organização da cerimônia.
Momento singular a integração dos sons dos atabques com os violões
As Iabás Mãe Geni de Iemanjá e Mãe ….. e Carmen de Oxalá
Edinara do Ilê de Mãe Jane de Obá e os historiadores Guilherme Porkosk representando a Secretaria de Turismo e Cultura e Miriãm Leão uma das incentivadoras da missa Afro, Ex – diretora do departamento da Cultura Negra, ambos reunidos para realizarmos estarmos neste dia, reunidos para realizarmos ums cerimônia de de louvor a Zumbi dos Palmares.
Religiosos participantes da celebração Mãe Geni de Iemanjá
Criamos neste dia um espaço de convergência
Finalização ums cerimônia de louvor ao Espirito Libertário Zumbi dos Palmares.