CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Páginas

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Assobecaty estava na Festa de Iemanjá em Tramandai com Pai Cleon de Oxalá

Na noite do dia 1 de fevereiro, no país,  ocorreram inúmeras festas que reverênciavam o orixá feminino Iemanjá. Não foi diferente, d100_0516o litoral gaúcho.  Assobecaty-Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá,  achamos pertinente informar  os que ainda não sabem ,   que a entidade é fundamentada nos pilares do Axé de Iemanjá. A partir da década de 2000, que passou a  ser  regida por Oxalá (moço) assim denominado no  batuque do sul  ou  “Oxaguiã”.  como é conhecido no candomblé. A partir desta data, também ,  não  realizamos  festas presentes no mar para Iemanjá. Viemos acompanhando as festas que Pai Cleon de Oxalá, organiza,  homenagens a Iemanjá há 35 anos, em Tramandaí (RS). Este foi o motivo que levou Mãe Carmen de Oxalá,  até a cidade de Tramandai. É  digno de registrar,  uma passagem do percuso de sua vida religiosa que Mãe Carmen de Oxala,   foi iniciada  por Pai Cleon  de Oxalá, desde menina. Saiu, teve oportunidade de ser filha de  Pai Romario de Oxala, quando esse, partiu para o orum,  ela retornou para o seu primeiro zelador, com ele está  cumprindo obrigações até os dias atuais As festividades na praia de Tramandai, arrasta 20.000 fiés, dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Turismo de Tramandai,   um dos responsáveis é a organização do Reino de Oxalá, que é comandado  por Pai Cleon de Oxalá.
DSC01928
Enquanto a população aguardava a imagem em procissão ou  carreata,  a imagem surpeendeu,  surgir do mar, ela veio trazida por um navio, que apagou a escuridão, com muitas luzes.
DSC01929
Milhares de fiés  acenavam  as bandeiras brancas. Oferendas e agradecimento à Iemanjá - Rainha das Águas, são motivos que trazem milhares de adeptos das religiões afro brasileiras à Tramandaí.
DSC01930Iemanja
Momento de agradecimento, devoção e fé dedicado  à Iemanjá - Rainha das Águas.
 Iemanja  Roda de Filhos CleonDSC01932


A rainha das águas salgadas, foi  conduzida até a margem,  pelo  batalhão do corpo de bombeiros, onde estava  sendo esperada pelo Babalorixá Cleon de Oxalá e sua roda de filhos.
Acompanhe detalhes nos blogs:
Revista Online:  conexaoafro.worpress.com

Nenhum comentário: