CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Páginas

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Parlamento gaúcho realiza a abertura da Exposição Ilê Ifé–O sagrado aos Olhos Humanos do Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural Assobecaty

ENTREVISTA

14/11/2018 - 17:00

A Semana da Consciência Negra é aberta nesta quarta-feira (14), em ato no Salão Júlio de Castilhos, a partir das 17 horas. Nesta entrevista o coordenador, Clóvis André Silva da Silva, fala sobre as atividades, que seguem à noite.
Às 18h15 será realizado o painel A Cultura Negra como Forma de Enfrentamento ao Racismo Institucional, com a juíza de direito Karen Luise Vilanova Batista de Souza Pinheiro e a ativista do Movimento Negro Ivonete Carvalho. A atividade será no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, no térreo.
Duas exposições também têm início nesta quarta-feira (14). A mostra fotográfica A Cor do Negro, de Jorge Aguiar e Fernando Zago - que poderá ser visitada até 30 de novembro, na sala JB Scalco do Solar dos Câmara -, e a mostra Ilê Ifé: O Sagrado aos Olhos Humanos - Indumentária de Orixás, aberta até 23 de novembro, no espaço de exposições na entrada do Palácio Farroupilha. A visitação é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 18h30. Confira as imagens:

Foto: Marcelo Bertani | Agência ALRS
Legenda:

Repórter: Claudia Paulitsch

Palavras-chave: SOLAR DOS CAMARA, Sessão Solene , Semana da Consciência Negra, Entrevista, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

http://www.al.rs.gov.br/radioassembleia/Detalhe/tabid/758/IdMateria/17455/Default.aspx

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Exposição Ilê Ifé o Sagrado aos olhos humanos continua sendo destaque

AGENDA Atividades da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira Letícia Rodrigues* - MTE 9373 |

Agência de Notícias - 16:50-14/11/2018

Exposições A mostra Ilê Ifé: O Sagrado aos Olhos Humanos - Indumentária de Orixás fica em cartaz até 23 de novembro, no espaço de exposições na entrada do Palácio Farroupilha. A exposição faz parte da programação da IX Semana da Consciência Negra da AL. A visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30

.

http://www2.al.rs.gov.br/fotografia/ExibeAlbum/tabid/5333/IdAlbum/24174/IdxFotografia/6/language/pt-BR/Default.aspx

Mãe Carmen de Oxalá: Ojo ibi Orisa re o (O dia que você nasce para seu Orixá)

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA Abertura da IX Semana da Consciência Negra do Parlamento gaúcho, Coordenadora do Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural Greice Oliveira e Mãe Carmen de Oxalá diretora espiritual da ASSOBECATY


Luiz Osellame - MTE 9500 | Solar dos Câmara - 18:57-14/11/2018 - Foto: Marcelo Bertani

Foi aberta oficialmente na tarde desta quarta-feira (14), no Salão Júlio de Castilhos, a programação da Semana da Consciência Negra do Parlamento gaúcho. A Semana da Consciência Negra da ALRS foi instituída pela Resolução 3.045, de 1º de outubro de 2009, e chega a sua IX edição em 2018.

O superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa, Inocêncio Teles Moreira Filho, em nome do presidente da Casa, deputado Marlon Santos, saudou e agradeceu a presença de autoridades, representações das bancadas partidárias, integrantes da Comissão Organizadora da Semana da Consciência e representações de entidades.

Inocêncio destacou que; “a Semana da Consciência Negra da ALRS tem o propósito de abrir espaços da ALRS às demandas de combate ao racismo, bem como de dar visibilidade à cultura afro-brasileira, uma das vertentes constitutivas da sociedade gaúcha”, organizada por uma Comissão composta por representantes do Movimento Negro no RS e pelas representações partidárias da Casa.

O coordenador da Comissão Organizadora da SCN, André Silva da Silva, saudou e agradeceu a presença de todos, salientando que o objeto de reflexão da SCN é garantir a pluralidade do debate sobre as questões que envolvem o negro na sociedade brasileira, “para que se tenha realmente uma sociedade mais democrática, harmônica e fraterna, que garanta a igualdade de oportunidades”.

Presenças

Também participaram da solenidade desta tarde a coodenadora do Centro Operacional dos Direitos Humanos da Saúde e Inclusão Social, Ângela Salton Rotuno, representando o Procurador Geral de Justiça, Dr. Fabiano Dalazen, a Diretora do Departamento de Cultura da ALRS, Neusa Silva Soares, a representante do Conselho Estadual de Cultura, Maria Marques, a presidente do Instituto Casa de Arte, Isabel Ribeiro, o artista plástico, Guaracy Feijó, o representante da Liga das Escolas de Samba de Itaqui, Márcio Mota, presidente da Comissão Especial de Políticas de Igualdade Racial  do GHC, Celso Procópio e a coordenadora do Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural, Greici Oliveira, entre outros.

Programação da IX Semana da Consciência negra da ALRS

14 de novembro (quarta-feira)

Exposição fotográfica “A Cor do Negro”, por Jorge Aguiar

Visitação: 14 a 30 de novembro – aberta das 8h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira

Local: Sala JB Scalco (Solar dos Câmara da ALRS)

Abertura Oficial da IX Semana da Consciência negra da ALRS

17 horas – Salão Júlio de Castilhos (Palácio Farroupilha)

Abertura da Exposição Ilê Ifé: O Sagrado aos Olhos Humanos - Indumentária de Orixás

Local: Espaço de Exposições da ALRS (Hall de entrada do Palácio Farroupilha)

Visitação: 14 a 23 de novembro – das 8h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira

Painel: A Cultura Negra como Forma de Enfrentamento ao Racismo Institucional-  Karen Luise Vilanova Batista de Souza Pinheiro, juíza de direito e Ivonete Carvalho, ativista do Movimento Negro.

18h15 – Espaço de Convergência da ALRS (Térreo do Palácio Farroupilha)

21 de novembro (quarta-feira)

14 horas – Sessão Solene: Dia Estadual da Consciência Negra

Local: Plenário 20 de Setembro

- Entrega do Troféu Deputado Carlos Santos

- Entrega da Medalha Zumbi dos Palmares

Abertura da Feira Afro

16 horas – Vestíbulo Nobre da ALRS

Sarau Especial da SCN: As Vozes de Dandara – Mulheres Negras, Arte, Cultura e Resistência, com Claudia Quadros, Glau Barros e Marietti Fialho.  Participação da Cia de dança Brazil Estrangeiro.

19 horas – Teatro Dante Barone da ALRS

Entrada franca

http://www2.al.rs.gov.br/noticias/ExibeNoticia/tabid/5374/IdOrigem/1/IdMateria/315278/language/pt-BR/Default.aspx

14/11/ 2018 - Hoje às 17:00 horas tem a abertura da exposição Ilê Ifé - Sagrado aos Olhos Humanos realizado pelo Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural Assobecaty na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

APÓS ABERTURA DA EXPOSIÇÃO ILÊ IFÉ : O SAGRADO AOS OLHOS HUMANOS, TEVE O PAINEL DEBATE RACISMO INSTITUCIONAL PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA AL–RS

XPainel na Assembleia Legislativa RS debate o racismo institucional
Luiz Osellame - MTE 9500 | Solar dos Câmara - 19:40-14/11/2018 - Foto: Marcelo Bertani

Foi realizado na noite desta quarta-feira (14), no Espaço de Convergência da Assembleia Legislativa o painel: A Cultura Negra como Forma de Enfrentamento ao Racismo Institucional. O debate integra a programação da IX Semana da Consciência Negra do Parlamento gaúcho.

Foram painelistas a juíza Karen Luise Vilanova Batista de Souza Pinheiro e Ivonete Carvalho, ativista do Movimento Negro.

Karen sublinhou que o racismo em empresas, grupos, associações e instituições se manifesta em práticas e comportamentos discriminatórios. “Devemos ter consciência que o racismo é estrutural, ou seja, se as coisas continuarem funcionando como ocorre hoje, nós estaremos vivendo sempre numa sociedade racista, porque é normal e natural que pessoas negra vivam e ocupem posições de subalternidade e que não ocupem espaços de poder”, sublinhou.

“Se naturalizou a inexistência de pessoas negras representando a população nas três esferas de poder. Se naturalizou a inexistência de pessoas negras nas universidades públicas e privadas e, por isso dizemos que o racismo está nas estruturas do nosso país”, afirmou a juíza ao destacar que os negros vieram da condição de escravização, sem os mínimos meios e mecanismos necessários para que pudessem se estabelecer em sociedade e, por isso, permanecem numa situação de exclusão social.

Presenças

Participaram do debate diretora do Departamento de Cultura da ALRS, Neusa Silva Soares, o coordenador da Divisão de Prêmios e Promoções Culturais, Rafael de Aguiar Pereira, o coordenador da Comissão Organizadora da Comissão da Consciência Negra da ALRS, André Silva da Silva, além de representantes de entidades do Movimento Negro.

Programação da IX Semana da Consciência Negra da ALRS
A Semana da Consciência Negra da AL - de 14 a 21 de novembro - realiza, além da Sessão Solene para distinguir personalidades com o Troféu Deputado Carlos Santos e a Medalha Zumbi dos Palmares, uma série de atividades artísticas e culturais para marcar a data. 
14 de novembro (quarta-feira)

Exposição fotográfica “A Cor do Negro”, por Jorge Aguiar e Fernando Zago
Visitação: 14 a 30 de novembro – aberta das 8h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira
Local: Sala JB Scalco (Solar dos Câmara da ALRS)
Abertura Oficial da IX Semana da Consciência negra da ALRS
17 horas – Salão Júlio de Castilhos (Palácio Farroupilha)
Abertura da Exposição Ilê Ifé: O Sagrado aos Olhos Humanos - Indumentária de Orixás Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural Assobecaty 
Local: Espaço de Exposições da ALRS (Hall de entrada do Palácio Farroupilha)
Visitação: 14 a 23 de novembro – das 8h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira
Painel: A Cultura Negra como Forma de Enfrentamento ao Racismo Institucional - Karen Luise Vilanova Batista de Souza Pinheiro, juíza de direito e Ivonete Carvalho, ativista do Movimento Negro.
18h15 – Espaço de Convergência da ALRS (Térreo do Palácio Farroupilha)
21 de novembro (quarta-feira)
14 horas – Sessão Solene: Dia Estadual da Consciência Negra
Local: Plenário 20 de Setembro
- Entrega do Troféu Deputado Carlos Santos
- Entrega da Medalha Zumbi dos Palmares

Abertura da Feira Afro
16 horas – Vestíbulo Nobre da ALRS
Sarau Especial da Semana da Consciência Negra: As Vozes de Dandara – Mulheres Negras, Arte, Cultura e Resistência, com Claudia Quadros, Glau Barros e Marietti Fialho. Participação da Cia de Dança Brazil Estrangeiro.
19 horas – Teatro Dante Barone da ALRS
Entrada franca

© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.

http://www2.al.rs.gov.br/noticias/ExibeNoticia/tabid/5374/IdOrigem/1/IdMateria/315280/language/pt-BR/Default.aspx

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO ILÊ IFÉ : O SAGRADO AOS OLHOS HUMANOS FOI DESTAQUE DA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA AL–RS

Painel na Assembleia Legislativa RS debate o racismo institucional
Luiz Osellame - MTE 9500 | Solar dos Câmara - 19:40-14/11/2018 - Foto: Marcelo Bertani

Foi realizado na noite desta quarta-feira (14), no Espaço de Convergência da Assembleia Legislativa o painel: A Cultura Negra como Forma de Enfrentamento ao Racismo Institucional. O debate integra a programação da IX Semana da Consciência Negra do Parlamento gaúcho.

Foram painelistas a juíza Karen Luise Vilanova Batista de Souza Pinheiro e Ivonete Carvalho, ativista do Movimento Negro.

Karen sublinhou que o racismo em empresas, grupos, associações e instituições se manifesta em práticas e comportamentos discriminatórios. “Devemos ter consciência que o racismo é estrutural, ou seja, se as coisas continuarem funcionando como ocorre hoje, nós estaremos vivendo sempre numa sociedade racista, porque é normal e natural que pessoas negra vivam e ocupem posições de subalternidade e que não ocupem espaços de poder”, sublinhou.

“Se naturalizou a inexistência de pessoas negras representando a população nas três esferas de poder. Se naturalizou a inexistência de pessoas negras nas universidades públicas e privadas e, por isso dizemos que o racismo está nas estruturas do nosso país”, afirmou a juíza ao destacar que os negros vieram da condição de escravização, sem os mínimos meios e mecanismos necessários para que pudessem se estabelecer em sociedade e, por isso, permanecem numa situação de exclusão social.

Presenças

Participaram do debate diretora do Departamento de Cultura da ALRS, Neusa Silva Soares, o coordenador da Divisão de Prêmios e Promoções Culturais, Rafael de Aguiar Pereira, o coordenador da Comissão Organizadora da Comissão da Consciência Negra da ALRS, André Silva da Silva, além de representantes de entidades do Movimento Negro.

Programação da IX Semana da Consciência Negra da ALRS
A Semana da Consciência Negra da AL - de 14 a 21 de novembro - realiza, além da Sessão Solene para distinguir personalidades com o Troféu Deputado Carlos Santos e a Medalha Zumbi dos Palmares, uma série de atividades artísticas e culturais para marcar a data. 
14 de novembro (quarta-feira)

Exposição fotográfica “A Cor do Negro”, por Jorge Aguiar e Fernando Zago
Visitação: 14 a 30 de novembro – aberta das 8h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira
Local: Sala JB Scalco (Solar dos Câmara da ALRS)
Abertura Oficial da IX Semana da Consciência negra da ALRS
17 horas – Salão Júlio de Castilhos (Palácio Farroupilha)
Abertura da Exposição Ilê Ifé: O Sagrado aos Olhos Humanos - Indumentária de Orixás Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural Assobecaty 
Local: Espaço de Exposições da ALRS (Hall de entrada do Palácio Farroupilha)
Visitação: 14 a 23 de novembro – das 8h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira
Painel: A Cultura Negra como Forma de Enfrentamento ao Racismo Institucional - Karen Luise Vilanova Batista de Souza Pinheiro, juíza de direito e Ivonete Carvalho, ativista do Movimento Negro.
18h15 – Espaço de Convergência da ALRS (Térreo do Palácio Farroupilha)
21 de novembro (quarta-feira)
14 horas – Sessão Solene: Dia Estadual da Consciência Negra
Local: Plenário 20 de Setembro
- Entrega do Troféu Deputado Carlos Santos
- Entrega da Medalha Zumbi dos Palmares

Abertura da Feira Afro
16 horas – Vestíbulo Nobre da ALRS
Sarau Especial da Semana da Consciência Negra: As Vozes de Dandara – Mulheres Negras, Arte, Cultura e Resistência, com Claudia Quadros, Glau Barros e Marietti Fialho. Participação da Cia de Dança Brazil Estrangeiro.
19 horas – Teatro Dante Barone da ALRS
Entrada franca

© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.

http://www2.al.rs.gov.br/noticias/ExibeNoticia/tabid/5374/IdOrigem/1/IdMateria/315280/language/pt-BR/Default.aspx

ASSOBECATY informa a programação da XX Semana Municipal da Umbanda e Religiões de Matriz Africana -

Na próxima  quinta - feira (22) as atividades  referentes à  XX Semana Municipal da Umbanda e Religiões de Matriz Africana,  com abertura oficial pelo Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural ASSOBECATY que será oficiada por  Mãe Carmen de Oxalá,  filha de Mãe Quina de Yemanjá, idealizadora  do projeto da semana, desde o ano de 2012 o Ponto Ilê Axé Cultural tem sido o organizador do evento que tem apoio da Secretaria Estadual de Cultura e Prefeitura Municipal de Guaíba.     

Confira a agenda da semana

the limitlessmodern exhibit (2)

limitess

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Exposição Ilê Ifé proposta do Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural ASSOBECATY, presente na agenda de Atividade Culturais da Assembléia Legislativa

AGENDA

Atividades da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira

Letícia Rodrigues* - MTE 9373 - 17:00 - 13/11/2018

IX Semana da Consciência Negra da AL
A partir de 14 de novembro, a Assembleia promove a IX Semana da Consciência Negra. A abertura oficial será às 17h, no Salão Júlio de Castilhos.

Às 18h15, ocorre o painel A Cultura Negra como Forma de Enfrentamento ao Racismo Institucional, com a juíza de direito Karen Luise Vilanova Batista de Souza Pinheiro e a ativista do Movimento Negro Ivonete Carvalho. A atividade será no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, no térreo.

Duas exposições também começam nesta data. A exposição fotográfica A Cor do Negro, de Jorge Aguiar e Fernando Zago, poderá ser visitada até 30 de novembro, na sala JB Scalco do Solar dos Câmara. Já a mostra Ilê Ifé: O Sagrado aos Olhos Humanos - Indumentária de Orixás , proposto pelo Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural Assobecaty, fica em cartaz até 23 de novembro, no espaço de exposições na entrada do Palácio Farroupilha. A visitação é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 18h30.

Feira Orgânica
Toda a quarta-feira, das 12h às 19h, ocorre feira de produtos orgânicos ao lado da entrada principal da Assembleia Legislativa.

Exposição
Até 2 de dezembro, o Arquivo Histórico do RS e a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos promovem a exposição O sequestro dos uruguaios em Porto Alegre: 40 anos depois. A mostra retrata o episódio do sequestro dos uruguaios Lilián Celiberti e Universindo Rodríguez Díaz, ocorrido em Porto Alegre, em 12 de novembro de 1978. Os painéis com fotografias, charge, textos e documentos do Arquivo Histórico podem ser conferidos no 2º andar do Memorial do RS (Sala Múltiplos Usos), de segunda a domingo, das 10h às 20h30.

* Com informações fornecidas pelos gabinetes e assessorias. Programação sujeita a alterações.