CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Páginas

sábado, 29 de dezembro de 2018

ASSOBECATY ENTRA EM RECESSO NATALINO

ASSOBECATy entra em recessoComunicamos que, em razão das festividades de final de ano, ASSOBECATY  entrará em recesso a partir do dia 30/12/2018  retornando às atividades normais no dia 08/01/2019, período em que não haverá atendimento ao público.
ASSOBECATY deseja um feliz natal e um próspero ano novo a todos!
A Direção

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

A Bahia chora e ASSOBECATY se solidariza com a passagem da Yalorixá Mãe Stella de Oxóssi, de 93 anos. A informação foi confirmada pela filha de Mãe Stella. Ela estava internada desde o dia 14 de dezembro, no Hospital Incar.

[Iyalorixá Mãe Stella de Oxóssi morre aos 93 anos]

Foto : Amanda Oliveira/GOVBA

Por Matheus Simoni e Alexandre Galvão no dia 27 de Dezembro de 2018 ⋅ 17:08

A Iyalorixá Mãe Stella de Oxóssi morreu hoje (27) aos 93 anos, após ficar internada desde o dia 14 de dezembro, no Hospital Incar, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. Ela tratava de uma infecção. Mãe Stella tinha ingressado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do centro médico, mas acabou transferida para o quarto.

De acordo com o Hospital INCAR, em Santo Antônio de Jesus, onde a ialorixá estava internada, a situação era irreversível e a unidade desenvolvia trata,emtp de conforto terminal.

"Estamos realizando medidas de conforto, mas agora é só uma questão de tempo", afirmou mais cedo a assessoria da unidade ao Metro1. Mãe Stella é a mais importante ialorixá do país e ocupa a cadeira de número 33 da Academia de Letras da Bahia.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Feliz Natal são os votos de toda a equipe da Assobecaty

Nós agradecemos pela oportunidade de fazer parte da sua história e por nos oportunizar a contribuir para o direito humano a alimentação e o social.true formsa photo exhibitEsperamos que esta parceria continue ainda por muitos e muitos anos com os produtos da agricultura familiar, de base agroecológica.

Feliz Natal

São os votos de toda equipe da ASSOBECATY !

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Parlamento gaúcho realiza a abertura da Exposição Ilê Ifé–O sagrado aos Olhos Humanos do Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural Assobecaty

ENTREVISTA

14/11/2018 - 17:00

A Semana da Consciência Negra é aberta nesta quarta-feira (14), em ato no Salão Júlio de Castilhos, a partir das 17 horas. Nesta entrevista o coordenador, Clóvis André Silva da Silva, fala sobre as atividades, que seguem à noite.
Às 18h15 será realizado o painel A Cultura Negra como Forma de Enfrentamento ao Racismo Institucional, com a juíza de direito Karen Luise Vilanova Batista de Souza Pinheiro e a ativista do Movimento Negro Ivonete Carvalho. A atividade será no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, no térreo.
Duas exposições também têm início nesta quarta-feira (14). A mostra fotográfica A Cor do Negro, de Jorge Aguiar e Fernando Zago - que poderá ser visitada até 30 de novembro, na sala JB Scalco do Solar dos Câmara -, e a mostra Ilê Ifé: O Sagrado aos Olhos Humanos - Indumentária de Orixás, aberta até 23 de novembro, no espaço de exposições na entrada do Palácio Farroupilha. A visitação é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 18h30. Confira as imagens:

Foto: Marcelo Bertani | Agência ALRS
Legenda:

Repórter: Claudia Paulitsch

Palavras-chave: SOLAR DOS CAMARA, Sessão Solene , Semana da Consciência Negra, Entrevista, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

http://www.al.rs.gov.br/radioassembleia/Detalhe/tabid/758/IdMateria/17455/Default.aspx

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Exposição Ilê Ifé o Sagrado aos olhos humanos continua sendo destaque

AGENDA Atividades da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira Letícia Rodrigues* - MTE 9373 |

Agência de Notícias - 16:50-14/11/2018

Exposições A mostra Ilê Ifé: O Sagrado aos Olhos Humanos - Indumentária de Orixás fica em cartaz até 23 de novembro, no espaço de exposições na entrada do Palácio Farroupilha. A exposição faz parte da programação da IX Semana da Consciência Negra da AL. A visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30

.

http://www2.al.rs.gov.br/fotografia/ExibeAlbum/tabid/5333/IdAlbum/24174/IdxFotografia/6/language/pt-BR/Default.aspx

Mãe Carmen de Oxalá: Ojo ibi Orisa re o (O dia que você nasce para seu Orixá)

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA Abertura da IX Semana da Consciência Negra do Parlamento gaúcho, Coordenadora do Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural Greice Oliveira e Mãe Carmen de Oxalá diretora espiritual da ASSOBECATY


Luiz Osellame - MTE 9500 | Solar dos Câmara - 18:57-14/11/2018 - Foto: Marcelo Bertani

Foi aberta oficialmente na tarde desta quarta-feira (14), no Salão Júlio de Castilhos, a programação da Semana da Consciência Negra do Parlamento gaúcho. A Semana da Consciência Negra da ALRS foi instituída pela Resolução 3.045, de 1º de outubro de 2009, e chega a sua IX edição em 2018.

O superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa, Inocêncio Teles Moreira Filho, em nome do presidente da Casa, deputado Marlon Santos, saudou e agradeceu a presença de autoridades, representações das bancadas partidárias, integrantes da Comissão Organizadora da Semana da Consciência e representações de entidades.

Inocêncio destacou que; “a Semana da Consciência Negra da ALRS tem o propósito de abrir espaços da ALRS às demandas de combate ao racismo, bem como de dar visibilidade à cultura afro-brasileira, uma das vertentes constitutivas da sociedade gaúcha”, organizada por uma Comissão composta por representantes do Movimento Negro no RS e pelas representações partidárias da Casa.

O coordenador da Comissão Organizadora da SCN, André Silva da Silva, saudou e agradeceu a presença de todos, salientando que o objeto de reflexão da SCN é garantir a pluralidade do debate sobre as questões que envolvem o negro na sociedade brasileira, “para que se tenha realmente uma sociedade mais democrática, harmônica e fraterna, que garanta a igualdade de oportunidades”.

Presenças

Também participaram da solenidade desta tarde a coodenadora do Centro Operacional dos Direitos Humanos da Saúde e Inclusão Social, Ângela Salton Rotuno, representando o Procurador Geral de Justiça, Dr. Fabiano Dalazen, a Diretora do Departamento de Cultura da ALRS, Neusa Silva Soares, a representante do Conselho Estadual de Cultura, Maria Marques, a presidente do Instituto Casa de Arte, Isabel Ribeiro, o artista plástico, Guaracy Feijó, o representante da Liga das Escolas de Samba de Itaqui, Márcio Mota, presidente da Comissão Especial de Políticas de Igualdade Racial  do GHC, Celso Procópio e a coordenadora do Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural, Greici Oliveira, entre outros.

Programação da IX Semana da Consciência negra da ALRS

14 de novembro (quarta-feira)

Exposição fotográfica “A Cor do Negro”, por Jorge Aguiar

Visitação: 14 a 30 de novembro – aberta das 8h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira

Local: Sala JB Scalco (Solar dos Câmara da ALRS)

Abertura Oficial da IX Semana da Consciência negra da ALRS

17 horas – Salão Júlio de Castilhos (Palácio Farroupilha)

Abertura da Exposição Ilê Ifé: O Sagrado aos Olhos Humanos - Indumentária de Orixás

Local: Espaço de Exposições da ALRS (Hall de entrada do Palácio Farroupilha)

Visitação: 14 a 23 de novembro – das 8h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira

Painel: A Cultura Negra como Forma de Enfrentamento ao Racismo Institucional-  Karen Luise Vilanova Batista de Souza Pinheiro, juíza de direito e Ivonete Carvalho, ativista do Movimento Negro.

18h15 – Espaço de Convergência da ALRS (Térreo do Palácio Farroupilha)

21 de novembro (quarta-feira)

14 horas – Sessão Solene: Dia Estadual da Consciência Negra

Local: Plenário 20 de Setembro

- Entrega do Troféu Deputado Carlos Santos

- Entrega da Medalha Zumbi dos Palmares

Abertura da Feira Afro

16 horas – Vestíbulo Nobre da ALRS

Sarau Especial da SCN: As Vozes de Dandara – Mulheres Negras, Arte, Cultura e Resistência, com Claudia Quadros, Glau Barros e Marietti Fialho.  Participação da Cia de dança Brazil Estrangeiro.

19 horas – Teatro Dante Barone da ALRS

Entrada franca

http://www2.al.rs.gov.br/noticias/ExibeNoticia/tabid/5374/IdOrigem/1/IdMateria/315278/language/pt-BR/Default.aspx

14/11/ 2018 - Hoje às 17:00 horas tem a abertura da exposição Ilê Ifé - Sagrado aos Olhos Humanos realizado pelo Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural Assobecaty na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

APÓS ABERTURA DA EXPOSIÇÃO ILÊ IFÉ : O SAGRADO AOS OLHOS HUMANOS, TEVE O PAINEL DEBATE RACISMO INSTITUCIONAL PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA AL–RS

XPainel na Assembleia Legislativa RS debate o racismo institucional
Luiz Osellame - MTE 9500 | Solar dos Câmara - 19:40-14/11/2018 - Foto: Marcelo Bertani

Foi realizado na noite desta quarta-feira (14), no Espaço de Convergência da Assembleia Legislativa o painel: A Cultura Negra como Forma de Enfrentamento ao Racismo Institucional. O debate integra a programação da IX Semana da Consciência Negra do Parlamento gaúcho.

Foram painelistas a juíza Karen Luise Vilanova Batista de Souza Pinheiro e Ivonete Carvalho, ativista do Movimento Negro.

Karen sublinhou que o racismo em empresas, grupos, associações e instituições se manifesta em práticas e comportamentos discriminatórios. “Devemos ter consciência que o racismo é estrutural, ou seja, se as coisas continuarem funcionando como ocorre hoje, nós estaremos vivendo sempre numa sociedade racista, porque é normal e natural que pessoas negra vivam e ocupem posições de subalternidade e que não ocupem espaços de poder”, sublinhou.

“Se naturalizou a inexistência de pessoas negras representando a população nas três esferas de poder. Se naturalizou a inexistência de pessoas negras nas universidades públicas e privadas e, por isso dizemos que o racismo está nas estruturas do nosso país”, afirmou a juíza ao destacar que os negros vieram da condição de escravização, sem os mínimos meios e mecanismos necessários para que pudessem se estabelecer em sociedade e, por isso, permanecem numa situação de exclusão social.

Presenças

Participaram do debate diretora do Departamento de Cultura da ALRS, Neusa Silva Soares, o coordenador da Divisão de Prêmios e Promoções Culturais, Rafael de Aguiar Pereira, o coordenador da Comissão Organizadora da Comissão da Consciência Negra da ALRS, André Silva da Silva, além de representantes de entidades do Movimento Negro.

Programação da IX Semana da Consciência Negra da ALRS
A Semana da Consciência Negra da AL - de 14 a 21 de novembro - realiza, além da Sessão Solene para distinguir personalidades com o Troféu Deputado Carlos Santos e a Medalha Zumbi dos Palmares, uma série de atividades artísticas e culturais para marcar a data. 
14 de novembro (quarta-feira)

Exposição fotográfica “A Cor do Negro”, por Jorge Aguiar e Fernando Zago
Visitação: 14 a 30 de novembro – aberta das 8h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira
Local: Sala JB Scalco (Solar dos Câmara da ALRS)
Abertura Oficial da IX Semana da Consciência negra da ALRS
17 horas – Salão Júlio de Castilhos (Palácio Farroupilha)
Abertura da Exposição Ilê Ifé: O Sagrado aos Olhos Humanos - Indumentária de Orixás Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural Assobecaty 
Local: Espaço de Exposições da ALRS (Hall de entrada do Palácio Farroupilha)
Visitação: 14 a 23 de novembro – das 8h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira
Painel: A Cultura Negra como Forma de Enfrentamento ao Racismo Institucional - Karen Luise Vilanova Batista de Souza Pinheiro, juíza de direito e Ivonete Carvalho, ativista do Movimento Negro.
18h15 – Espaço de Convergência da ALRS (Térreo do Palácio Farroupilha)
21 de novembro (quarta-feira)
14 horas – Sessão Solene: Dia Estadual da Consciência Negra
Local: Plenário 20 de Setembro
- Entrega do Troféu Deputado Carlos Santos
- Entrega da Medalha Zumbi dos Palmares

Abertura da Feira Afro
16 horas – Vestíbulo Nobre da ALRS
Sarau Especial da Semana da Consciência Negra: As Vozes de Dandara – Mulheres Negras, Arte, Cultura e Resistência, com Claudia Quadros, Glau Barros e Marietti Fialho. Participação da Cia de Dança Brazil Estrangeiro.
19 horas – Teatro Dante Barone da ALRS
Entrada franca

© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.

http://www2.al.rs.gov.br/noticias/ExibeNoticia/tabid/5374/IdOrigem/1/IdMateria/315280/language/pt-BR/Default.aspx

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO ILÊ IFÉ : O SAGRADO AOS OLHOS HUMANOS FOI DESTAQUE DA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA AL–RS

Painel na Assembleia Legislativa RS debate o racismo institucional
Luiz Osellame - MTE 9500 | Solar dos Câmara - 19:40-14/11/2018 - Foto: Marcelo Bertani

Foi realizado na noite desta quarta-feira (14), no Espaço de Convergência da Assembleia Legislativa o painel: A Cultura Negra como Forma de Enfrentamento ao Racismo Institucional. O debate integra a programação da IX Semana da Consciência Negra do Parlamento gaúcho.

Foram painelistas a juíza Karen Luise Vilanova Batista de Souza Pinheiro e Ivonete Carvalho, ativista do Movimento Negro.

Karen sublinhou que o racismo em empresas, grupos, associações e instituições se manifesta em práticas e comportamentos discriminatórios. “Devemos ter consciência que o racismo é estrutural, ou seja, se as coisas continuarem funcionando como ocorre hoje, nós estaremos vivendo sempre numa sociedade racista, porque é normal e natural que pessoas negra vivam e ocupem posições de subalternidade e que não ocupem espaços de poder”, sublinhou.

“Se naturalizou a inexistência de pessoas negras representando a população nas três esferas de poder. Se naturalizou a inexistência de pessoas negras nas universidades públicas e privadas e, por isso dizemos que o racismo está nas estruturas do nosso país”, afirmou a juíza ao destacar que os negros vieram da condição de escravização, sem os mínimos meios e mecanismos necessários para que pudessem se estabelecer em sociedade e, por isso, permanecem numa situação de exclusão social.

Presenças

Participaram do debate diretora do Departamento de Cultura da ALRS, Neusa Silva Soares, o coordenador da Divisão de Prêmios e Promoções Culturais, Rafael de Aguiar Pereira, o coordenador da Comissão Organizadora da Comissão da Consciência Negra da ALRS, André Silva da Silva, além de representantes de entidades do Movimento Negro.

Programação da IX Semana da Consciência Negra da ALRS
A Semana da Consciência Negra da AL - de 14 a 21 de novembro - realiza, além da Sessão Solene para distinguir personalidades com o Troféu Deputado Carlos Santos e a Medalha Zumbi dos Palmares, uma série de atividades artísticas e culturais para marcar a data. 
14 de novembro (quarta-feira)

Exposição fotográfica “A Cor do Negro”, por Jorge Aguiar e Fernando Zago
Visitação: 14 a 30 de novembro – aberta das 8h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira
Local: Sala JB Scalco (Solar dos Câmara da ALRS)
Abertura Oficial da IX Semana da Consciência negra da ALRS
17 horas – Salão Júlio de Castilhos (Palácio Farroupilha)
Abertura da Exposição Ilê Ifé: O Sagrado aos Olhos Humanos - Indumentária de Orixás Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural Assobecaty 
Local: Espaço de Exposições da ALRS (Hall de entrada do Palácio Farroupilha)
Visitação: 14 a 23 de novembro – das 8h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira
Painel: A Cultura Negra como Forma de Enfrentamento ao Racismo Institucional - Karen Luise Vilanova Batista de Souza Pinheiro, juíza de direito e Ivonete Carvalho, ativista do Movimento Negro.
18h15 – Espaço de Convergência da ALRS (Térreo do Palácio Farroupilha)
21 de novembro (quarta-feira)
14 horas – Sessão Solene: Dia Estadual da Consciência Negra
Local: Plenário 20 de Setembro
- Entrega do Troféu Deputado Carlos Santos
- Entrega da Medalha Zumbi dos Palmares

Abertura da Feira Afro
16 horas – Vestíbulo Nobre da ALRS
Sarau Especial da Semana da Consciência Negra: As Vozes de Dandara – Mulheres Negras, Arte, Cultura e Resistência, com Claudia Quadros, Glau Barros e Marietti Fialho. Participação da Cia de Dança Brazil Estrangeiro.
19 horas – Teatro Dante Barone da ALRS
Entrada franca

© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.

http://www2.al.rs.gov.br/noticias/ExibeNoticia/tabid/5374/IdOrigem/1/IdMateria/315280/language/pt-BR/Default.aspx

ASSOBECATY informa a programação da XX Semana Municipal da Umbanda e Religiões de Matriz Africana -

Na próxima  quinta - feira (22) as atividades  referentes à  XX Semana Municipal da Umbanda e Religiões de Matriz Africana,  com abertura oficial pelo Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural ASSOBECATY que será oficiada por  Mãe Carmen de Oxalá,  filha de Mãe Quina de Yemanjá, idealizadora  do projeto da semana, desde o ano de 2012 o Ponto Ilê Axé Cultural tem sido o organizador do evento que tem apoio da Secretaria Estadual de Cultura e Prefeitura Municipal de Guaíba.     

Confira a agenda da semana

the limitlessmodern exhibit (2)

limitess

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Exposição Ilê Ifé proposta do Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural ASSOBECATY, presente na agenda de Atividade Culturais da Assembléia Legislativa

AGENDA

Atividades da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira

Letícia Rodrigues* - MTE 9373 - 17:00 - 13/11/2018

IX Semana da Consciência Negra da AL
A partir de 14 de novembro, a Assembleia promove a IX Semana da Consciência Negra. A abertura oficial será às 17h, no Salão Júlio de Castilhos.

Às 18h15, ocorre o painel A Cultura Negra como Forma de Enfrentamento ao Racismo Institucional, com a juíza de direito Karen Luise Vilanova Batista de Souza Pinheiro e a ativista do Movimento Negro Ivonete Carvalho. A atividade será no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, no térreo.

Duas exposições também começam nesta data. A exposição fotográfica A Cor do Negro, de Jorge Aguiar e Fernando Zago, poderá ser visitada até 30 de novembro, na sala JB Scalco do Solar dos Câmara. Já a mostra Ilê Ifé: O Sagrado aos Olhos Humanos - Indumentária de Orixás , proposto pelo Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural Assobecaty, fica em cartaz até 23 de novembro, no espaço de exposições na entrada do Palácio Farroupilha. A visitação é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 18h30.

Feira Orgânica
Toda a quarta-feira, das 12h às 19h, ocorre feira de produtos orgânicos ao lado da entrada principal da Assembleia Legislativa.

Exposição
Até 2 de dezembro, o Arquivo Histórico do RS e a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos promovem a exposição O sequestro dos uruguaios em Porto Alegre: 40 anos depois. A mostra retrata o episódio do sequestro dos uruguaios Lilián Celiberti e Universindo Rodríguez Díaz, ocorrido em Porto Alegre, em 12 de novembro de 1978. Os painéis com fotografias, charge, textos e documentos do Arquivo Histórico podem ser conferidos no 2º andar do Memorial do RS (Sala Múltiplos Usos), de segunda a domingo, das 10h às 20h30.

* Com informações fornecidas pelos gabinetes e assessorias. Programação sujeita a alterações.

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

ASSOBECATY participa do lançamento regional em Porto Alegre VIVA VOLUNTARIO

19 de outubro, das 9h30 às 11h30
Auditório Érico Veríssimo - Fecomercio - RS/ SESC
Av. Alberto B

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Mãe Carmen de Oxalá, um Farol da Cultura Afro-Brasileira Representando a Região Sul do Brasil, no Seminário Ancestralidade e Sustentabilidade da Mulher Negra em Brasília

 11 Ago

38775092_1717057698404209_899662942612488192_nMãe Carmen de Oxalá dirigente da casa tradicional de matriz Africana , herdeira biológica do terreiro de Mãe Quina de Yemanjá (póstuma) , trabalhou arduamente ao ponto desde de 2012 conquistou o título  de ser o 1º Ponto de cultura de matriz africana do estado do Rio Grande do Sul, o Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural – ASSOBECATY, tem sido um importante agente transformador na comunidade, promovendo a valorização e resgate das tradições ancestrais e impulsionado pela resistência negra, tem o compromisso de fazer essa reflexão, além do 38701194_2080486285309018_5129689289419915264_ndesenvolvimento social e cultural através de diversas ações e projetos.





 Sua participação no Seminário Ancestralidade e Sustentabilidade da Mulher Negra em Brasília demonstrou seu compromisso em promover a conscientização e empoderamento da comunidade negra. A instituição contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva, justa e plural, onde a diversidade é reconhecida e celebrada.

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Novíssimo retrato do cadastro digital das famílias usuárias do Projeto Ajeun Ilerá na ASSOBECATY

Cadastro digitalNovíssimo retrato na entrega de alimentos do Projeto Ajeun Ilerá – Alimento saudável para todos, executado pela ASSOBECATY, onde os cadastros dos usuários estarão sendo acessados por meio totalmente digital a partir de 17 de agosto de 2018. A regra é válida para todas os pontos de distribuição dos alimentos oriundos do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Guaíba.

A utilização vai promover agilidade, transparência, segurança e economia de recursos humanos, também vai eliminar gradativamente o papel como suporte físico para o cadastro das famílias.

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Parceria entre ASSOBECATY, COOTAP e CONAB contribui para garantir segurança alimentar para 580 famílias através dos alimentos do PAA Guaíba


Em 20 de abril, integrantes da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados na Região de Porto Alegre (Cootap) realizaram a primeira de uma série de entregas via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Doação Simultânea – à Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá (Assobecaty), em Guaíba (RS). O ato também homenageou o aniversário da entidade contemplada, reunindo cerca de 70 pessoas entre moradores do campo, da cidade e autoridades locais.
A ação prevê fornecimento de um total de 85 toneladas de frutas e verduras em intervalos quinzenais ao longo de um ano - com possibilidade de renovação. O valor da iniciativa soma R$ 319 mil, seguindo a estrutura operacional do PAA, na qual a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) atua como executora e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) garante os recursos.
No caso da Cootap, a oferta de alimentos inclui alface, amora, melancia, mandioca, milho, berinjela e itens variados conforme a estação. Os produtos são cultivados em assentamentos de Eldorado do Sul e Encruzilhada do Sul. “Todos os agricultores possuem garantia da produção orgânica, legalmente regulamentada”, destaca Sandra Nunes Rodrigues, assistente social que acompanha os assentados.
Cardápio enriquecido Essa diversidade vai chegar à mesa de 560 famílias de guaibenses em risco de insegurança alimentar totalizando 2,3 mil pessoas moradoras de seis bairros. Segundo Mãe Carmen de Oxalá, da Assobecaty, os alimentos não processados vindos dos assentamentos estimulam uma dieta mais natural e saudável entre as famílias beneficiadas. "Permitem novos hábitos como a inclusão de sucos, batata-doce e aipim; a criação de uma cultura da saúde”, afirma. Na associação, as entregas do PAA incrementam o projeto Ajeun Ilerá (Alimento Saudável para Todos – em Iorubá), que promove oficinas, troca de receitas, discussão sobre temas como obesidade e ajustes de compromissos semanais ligados a esses temas. “Alimento é partilha, fortalece os valores civilizatórios da solidariedade, do conhecimento”, arremata Mãe Carmen.
PAA no RS Até o momento, há 14 projetos do programa em andamento no estado, dois com participação de assentados: um pela Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan) e o outro pela Cooperativa de Produção Agropecuária Sete de Julho, ambas de Nova Santa Rita. Os valores são de respectivamente R$ 319 mil e 199 mil. A Assobecaty é contemplada em ações do PAA desde 2013.
 Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS
(51) 3284-3309 / 3311
imprensa@poa.incra.gov.br

quarta-feira, 11 de abril de 2018

GRUPO DE VOLUNTARIADO REINICIA ATIVIDADES DENTRO DO PROJETO AJEUN ILERÁ - ALIMENTO SAUDÁVEL PARA TODOS ASSOBECATY

O PROJETO AJEUN ILERÁ - alimento saudável para todos,  

executado pela ASSOBECATY ,  comprometido com a segurança alimentar , 
 promoção e qualidade de vida dos seus cadastrados, desenvolve ações para 
 contribuir para a efetivação dessa missão, com apoio da força do voluntariado.




Para dar início da retomada das entregas dos alimentos,  os voluntários 
participaram do encontro de  atualização das informações realizado 
nas unidades de entregas nos bairro Primavera e   na sede da Assobecaty,
Santa Rita. O evento iniciou com a acolhida da coordenadora técnica do
 Projeto Ajeun  Ajeun Mãe Carmen, que abordou a  importância do 
Voluntariado através de uma reflexão sobre a união, a convivência e a
 solidariedade como meios para a transformação social.
Como participar 
Os interessados em voluntariar na ASSOBECATY, pode buscar informações
no endereço Rua Wenceslau Fontoura nº 226 Jardim Santa Rita,
Tele (51) 30556655 email. assobecaty@hotmail.com
.​

quarta-feira, 28 de março de 2018

ASSOBECATY e COOTAP discutem retomada do Projeto Ajeun Ilerá projeto para combater a insegurança alimentar

Representantes da Cooperativas de assentados (COOTAP) e da ASSOBECATY se reuniram na terça-feira (29) para planejar a retomada do  Programa de Aquisição de Alimentos – PAA,  com o  Projeto Ajeun Ilerá- Alimento saudável para todos na sede da associação, iniciativa visa reduzir a miséria e promover a segurança alimentar, uma política pública que atinge o campo e a cidade. Na ocasião foram discutido detalhes e planejamento para o ato público da retomada. Da esquerda para a direita, Mãe Carmen de Oxalá representando a ASSOBECATY,  Sandra e Eliane representaram a COOTAP.

ASSOBECATY e COOTAP discutem retomada do Projeto Ajeun Ilerá projeto para combater a insegurança alimentar

Representantes da Cooperativas de assentados (COOTAP) e da ASSOBECATY se reuniram na terça-feira (29) para planejar a retomada do  Programa de Aquisição de Alimentos – PAA,  com o  Projeto Ajeun Ilerá- Alimento saudável para todos na sede da associação, iniciativa visa reduzir a miséria e promover a segurança alimentar, uma política pública que atinge o campo e a cidade. Na ocasião foram discutido detalhes e planejamento para o ato público da retomada. Da esquerda para a direita, Mãe Carmen de Oxalá representando a ASSOBECATY,  Sandra e Eliane representaram a COOTAP.

terça-feira, 13 de março de 2018

ATENÇÃO ASSOBECATY informa atualização de Cadastro do Projeto Ajeun Ilerá – ASSOBECATY

13405563_881283411982371_2119243714_o

Atenção, você que  é usuário do Projeto Ajeun Ilerá – Alimento saudável para todos, e adora receber os alimento do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos e distribuição simultânea,  100% orgânicos, corre sérios riscos de ficar sem , se não for fazer a atualização do cadastro no sábado dia 17/3 somente pela manhã. Isso porque apostamos em finalizarmos o cadastro, sendo que já temos data marcada para a primeira entrega.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

ASSOBECATY participou da Oficina sobre Execução PAA, na COOTAP

IMG_5469A ASSOBECATY participou da 1ª Oficina sobre execução PAA, na COOTAP, realizada no dia 08 de fevereiro, nela foram divulgadas  as  novas normas que vai regrar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). As entidades que estarão operando o PAA, de uma forma mais direta na distribuição ao público.

Da esq. para a dir., Orlando Representante da Conab) e Silvio Bert representando a Cootap

IMG_5470

Pela manhã, foi abordado informações quanto as regras para a  distribuição dos alimentos. Estavam presentes as seguintes organizações:

- ASSOBECATY

- COOTAP

- COOPAN

- COOP. SETE DE JULHO

- BANCO DE ALIMENTOS DE POA

- MESA BRASIL - SESC

- ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DA AUGUSTA

IMG_5479

Todos focados na diretrizes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA  e no fortalecimento das relações institucionais com diversos órgãos público e privados.IMG_5495

Durante a tarde continuaram as orientações  desde a colheita e manuseio   dos alimentos até os pontos de distribuições.  Confira imagens:

IMG_5493

IMG_5498

ASSOBECATY participou da Oficina sobre Execução PAA, na COOTAP

IMG_5469A ASSOBECATY participou da 1ª Oficina sobre execução PAA, na COOTAP, realizada no dia 08 de fevereiro, nela foram divulgadas  as  novas normas que vai regrar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). As entidades que estarão operando o PAA, de uma forma mais direta na distribuição ao público.

Da esq. para a dir., Orlando Representante da Conab) e Silvio Bert representando a Cootap

IMG_5470

Pela manhã, foi abordado informações quanto as regras para a  distribuição dos alimentos. Estavam presentes as seguintes organizações:

- ASSOBECATY

- COOTAP

- COOPAN

- COOP. SETE DE JULHO

- BANCO DE ALIMENTOS DE POA

- MESA BRASIL - SESC

- ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DA AUGUSTA

IMG_5479

Todos focados na diretrizes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA  e no fortalecimento das relações institucionais com diversos órgãos público e privados.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Aliança de compromisso entre o Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural e os Correios deu certo: As crianças carentes na cidade de Guaíba estão recebendo presentes


IMG_5387 Recentemente, em uma ação louvável, a instituição entregou 138 presentes para crianças e adolescentes da região, proporcionando-lhes um Natal antecipado repleto de carinho e afeto.

Essa iniciativa só foi possível graças à colaboração estratégica entre a ASSOBECATY e os Correios, que entregaram os presentes com base nas cartinhas enviadas ao Papai Noel dos Correios. Essa parceria fortaleceu ainda mais o trabalho já desenvolvido pela ASSOBECATY, ampliando o impacto positivo que a instituição tem na vida das pessoas.

Através dessa iniciativa, a ASSOBECATY e os Correios demonstraram o compromisso com a promoção da cultura e do desenvolvimento social na cidade de Guaíba. A parceria estratégica entre as duas instituições foi fundamental para proporcionar um momento especial para as crianças carentes da região, levando alegria e esperança para centenas de crianças que, de outra forma, poderiam não ter tido a oportunidade de receber esses gestos de carinho e afeto.

IMG_5204Em resumo, a parceria estratégica entre O Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural e os Correios tem sido fundamental para levar alegria e esperança a crianças carentes na cidade de Guaíba. Essa iniciativa é um exemplo inspirador de como a colaboração pode potencializar ainda mais o trabalho já realizado por instituições comprometidas