Yalorixás reúnem-se nesse fim de semana em Conferência Temática
No próximo final de semana, dias 24 e 25 de setembro, as Yás - sacerdotes femininas de Casas de Religião de Matriz negro-africana - realizam sua primeira Conferência Estadual, como etapa preparatória para a IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres - Enid Backe.
O encontro refletirá sobre a relação entre as Religiões Afro-brasileras, as políticas públicas para as mulheres, a sociedade e a saúde das mulheres. Outro aspecto a ser abordado na ocasião será o enfrentamento aos preconceitos sofridos pelas mulheres adeptas a cosmologia africana.
A abertura da 1ª Conferência Temática Estadual de Yás de Casas de Tradição ocorrerá a partir das 10 horas do dia 24 de setembro, na Praia da Alegria, em Guaíba. A programação se estende até domingo, quando ocorre o IV Alujá na Pedra do Xangô de Guaíba. Todos os encaminhamentos serão levados à IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres.
O evento é organizado pelo Movimento 13 de Maio - Abolição não conclusa para as Mulheres Negras, Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá - ASSOBECATY, Associação Amigos da Festa de Oxum de Tapes - AAFOT, Central de Movimentos Populares - CMP, Revista Conexão Afro e Sindicato dos Servidores Públicos da CUT/RS. Conta ainda com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPM/RS, Secretaria de Educação - SEDUC/RS, Secretaria da Cultura - SEDAC/RS, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR/PR, Secretaria Especial de Direitos Humanos - SEDH/PR, Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de São Leopoldo, Conselho Municipal de Direitos da Mulher e Prefeitura de Guaíba.
Programação Completa:
Dia 24 de Setembro de 2011- Sábado
10h – Mesa de Abertura com Autoridades (Prefeito Municipal, COMDIM, SPM, SEPPIR, ASSOBECATY, e representação das Yás).
11h – Painel: O resgate da História das religiões de Matrizes Africanas.
11h40min. – Debates
14h- Painel: Os Rituais e o Meio Ambiente.
Painelistas: Representante da Secretaria Est. Meio ambiente (a confirmar Jussara Cony) e Mãe Élida - Associação Cultural do Povo Bantu-RS
14h40min. – Debates
15h20min. – Painel: A Sustentabilidade dos Terreiros.
Painelistas: Ivonete Carvalho – SEPPIR- Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Mãe Carmem - ASSOBECATY
16h - Debates
16h20min. – Painel: Saúde da Mulher
Painelistas: Representante da Secretaria Est. de Saúde e Mãe Claudete (a confirmar)
17h – Debates
Dia 25 de Setembro de 2011 - Domingo:
10h – Painel: Como romper o Preconceito.
Painelistas: Eliane - SEDUC/RS e Mãe Rose de Alvorada - SPM/RS
10h40min. – Debates
11h15min. - Apresentação da síntese dos Debates.
12h – Almoço
15h - IV Alujá na Pedra do Xangô de Guaíba – RS
18h - Encerramento