CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Páginas

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Plenária debate Colegiado Setorial de Culturas Populares do Estado

Plenária debate Colegiado Setorial de Culturas Populares do Estado

04.07.2011

A Secretaria de Estado da Cultura realizou nesse domingo (03) a plenária de Culturas Populares do Estado, a quarta das nove setoriais, para a formação do Conselho Estadual de Cultura. Por meio da diretoria da Cidadania Cultural da Sedac, com suas três coordenações: Diversidade Cultural, Culturas Populares e Política de Pontos de Cultura  cumpre uma agenda de plenárias estaduais com as Setoriais que compõe o mapa da cultura do Rio Grande do Sul.

O diretor da Cidadania Cultural da Sedac, Marcelo Azevedo conduziu os painéis das políticas da Secretaria de Cultura do Estado para o próximo período, apresentou a Diretoria de Cidadania Cultural e as diretrizes apontadas na Conferência Cultura para o Rio Grande Crescer.  A mesa de debates foi composta por Ivo Benfatto, integrante do Colegiado Setorial de Culturas Populares do MinC, com os relatos da instalação do Conselho Nacional de Políticas Culturais – CNPC.

O evento foi realizado no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e contou com atividade cultural de dança do Grupo de Hip-Hop do Centro de Dança Flávia Silveira, do município de Gravataí.

Sandro Santos, coordenador de Culturas Populares da Secretaria da Cultura, fez a explanação da Estruturação, Institucionalização e Implementação do Sistema Estadual de Cultura, do Plano Estadual de Cultura e do Colegiado Setorial de Culturas Populares. Participaram dos debates do Colegiado, vários grupos culturais e instituições da sociedade civil organizada. A coordenação dos encaminhamentos da Plenária ficou a cargo do coordenador da Política de Pontos de Cultura, João Pontes, da coordenadora da Diversidade Cultural, Lanna Campos.

Respeitando critérios como representação regional, pertencimento a seguimentos e participação presencial na própria Assembléia, forma definidos os seguintes nomes para compor um total de 10 (dez) vagas para a Sociedade Civil e 05 (cinco) vagas de representação governamental, conforme segue abaixo:

Representação Sociedade Civil

1.    Povos indígenas – Instituto Kaingang

2.    Capoeira – Mestre Bolívar

3.    Diversidade – LGBTT – SOMOS.

4.    Comunidades Tradicionais de Terreiro – Assobecaty

5.    Fórum dos Pontos de Cultura

6.    Tradição e Folclore: Cia Renascença / Comissão Gaúcha de Folclore

7.    Artesanato – Associarte

8.    Hip Hop – Fabiana Menini

9.    Carnaval – Liga Carnavalesca da Serra, Liga da Metade Sul e AECPARS

10.. Movimento Social: ONG Movimentação

Representação Governamental ( Obs.: a definição da última representação ficará a critério da Sedac em momento posterior).

1.    IPHAE

2.    Diretoria da Cidadania Cultural.

3.     Núcleo de Cultura da Universidade Federal de Rio Grande

4.    Secretaria Estadual de Mulheres do RS

Texto e foto : João Prudêncio

Nenhum comentário: