CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Páginas

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

INTEGRANTES DO CORPO TECNICO DO IPHAE NA ASSOBECATY

Quem entra no bairro da Praia da Alegria, observa um bairro de classe média, que se avizinha com a majestosa fabrica de celulose, a garagem da unica empresa de ônibus que faz a linha do municipio Praia 1de Guaíba a capital gaúcha, nem imagina que nesse local tem sinais visiveis da ancestralidade africana, que seriam a Pedra de Xango e a Gruta de Oxum. Para os vivenciadores das religiões de matriz afro, esses espaços despertam sentimentos de pertença, lugares que denunciam passagem de escravos. O tráfico de escravos foi reconhecido como crime contra a humanidade pela Conferência Mundial contra o Racismo, em Durban, 2001 e, desde 1993, a UNESCO desenvolve o projeto Rota do Escravo – hoje renomeado “Rotas da Liberdade” - buscando quebrar o silêncio sobre a tragédia e suas conseqüências para as sociedades modernas e para as interações culturais no mundo contemporâneo. Assim, como deve ser considerado ação criminosa aos que querem apagar essa rota, essa historia afrodescendente neste bairro. Essa é a luta que vem sendo capitaniada pela Assobecaty – Associação Beneficente Cultural Africana Tempo de Yemanjá desde o ano de 2008, para o restauro da Gruta de Oxum e a revitalização da Praça da Pedra de Xangô, durante esses 4 anos de conflitos, ganha destaque os acertos e descompassos, acordos e desacordos entre os interesses dos religiosos de matriz afro e o poder público local. Causando a necessidade de envolvimento de toda a sociedade , ministério público, governo do estado, acadêmia neste o papel da casa tradicional tem sido de articuladora,  bucando agregar pessoas para a resolução do conflito. Os integrantes do corpo técnico do IPHAE- Institutto Patrimônio Histórico e Artístico do Estado , órgão vinculado a Secretaria de Estado da Cultura – SEDAC, realizaram a 1ª Visita Técnica .

Primeiro eles conheceram alguns monumentos históricos, depois eles  visitaram a praia da Alegria . Nesta constatando  o problema da água  que avançou muito, inviabilizando a impossibilidade de  refazer a gruta no mesmo local.

Praia da alegriaEste é o lugar que a comunidade afro, deseja que seja feita a nova Gruta de Oxum, o impasse ocorre pelo entendimento da prefeitura,  que  essa área  deve ser reservada aos banhistas.

100_1104Secretária Municipal de Turísmo e Cultura Cláudia Mara  Borges, Robson da Silva Dutra Lima, IPHAE Robson- Representante legal da Assobecaty – Mãe Carmen de Oxalá , sociólogo Mateus Dalla Rosa  e  Historiadora Mirião Leão

100_1125Sociólogo do IPHAE -  Mateus   fotografando a imagem  de Mãe Oxum  Associação Beneficente e Cultural Africana Templo de Yemanjá (Assobecaty), possui o termo de depositária fiél da imagem de Oxum da Praia da Alegria.

100_1123

Essa é a imagem de Mãe Oxum da Praia da Alegria , que esta aguardando  a resolução do impasse e a vontade politica  dos gestores  para a definição do local da nova gruta .

100_1127O terreiro Mãe Carmen Oxalá, vem trabalhando  para o resgate destes espaços de resistência e de memória ancestral , demandando  esforço para que  a história da Pedra de Xango e Gruta de Oxum  faça parte da  história oficial  do Rio Grande do Sul e Brasil.

100_1129

Conheça toda a história  nos respectivos  blogs :

Pedra de Xango  : pedradexango.blogspot.com

Gruta de Oxum : Gruta de Oxum

Nenhum comentário: