CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Páginas

domingo, 2 de janeiro de 2011

ASSOBECATY, No Ano Novo, Agrega o Sagrado, e a Riqueza da Cultura Negra


Uma  belíssima e emocionante cerimônia marcou a  passagem do ano, no ilê de mãe Carmen de Oxalá , a festa foi marcada por homenagens a Yemanjá regente do ano 2010  e a passagem da regência  para a governate mãe Oxum. No  lugar da beca amarela que, geralmente, é usada em  cerimônias deste tipo, para  homenagear a cor correspondente do  Orixá do ano,
Mãe  Carmen de Oxalá , vestiu o tradicional branco ,  que é a cor de Oxalá,  nas casas de tradição de nação  Cabinda,  seguida pela Assobecaty.

Assobecaty, é detentora de  reconhecimento  nacional , por manter viva a  luta pela preservação da raiz  africana. Ainda preserva  elementos sagrados da religiosidade,  por defender  outros aspectos da cultura afro-brasileira,  neste esta incluido a afirmação e a  permanencia do feminino negro , dentro do AXÉ   O terreiro é sustentado pelo pilar  de Yemanjá, por isso Mãe Carmen e filhos, em outubro , decoraram  o salão, tom sobre tom em azul  para a festa de Yemanjá. A chegada de novo ano anuncia, a  mudanças de regente e mundança de cores, no dia 31 de dezembro  o terreiro, se prepara para receber Mãe Oxum.
O salão, estava  totalmente em azul aos poucos vai se mesclando com o tom forte amarelo, acompanhe nas imagens a transformação do Ilê na véspera do ano novo.

A idèia foi, além dos rituais litúrgicos  que a data impõe,  criar   um cantinho temático para Mãe Oxum, contendo, espelhos , perfumes, quindins ,  fios de ovos e muito mel, acrescido de tecido  amarelos cor de Oxum, somado de "orações" Orikis, sinalizam que a passagem do ano está ocorrendo .Neste  clima que ASSOBECATY  celebrou o ano novo.

OXUM

Ori ei ei o,  Mãe Oxum!  Senhora que possui o dominio dos  rios e cachoeiras e cascatas, São as águas doce de Mãe Oxum,  que banham as nossas cidades ,como a   capital Porto Alegre e Costa Doce. Dessas cito a cidade de Guaiba a qual a entidade está localizada.
Assobecaty pede que a Orixá Oxum, do Amor !
Que as ondas de  suas águas , embale os  sentimentos alimentando os corações com as vibrações de alegia , harmonia
Que a senhora do ouro, clareia todos os caminhos da humanidade

Nenhum comentário: