CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Páginas

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

1º Seminário Cantando as diferenças no Forum Social Mundial 2010

Reconhecemos as limitações do FSM enquanto espaço de relações, quase como se estivessemos assistindo as imagens do filme "Quanto vale ou é por quilo" de Sérgi Bianchi, ou melhor dizendo, a barganha da miséria: de quem são os "pobres" do mundo e quem vai captar os milhões para minimizar esta dor?
No entanto, não precisamos ser como àqueles que o negam com veemência. O evento Forum Social Mundial, está oportunizando a Assobecaty afirmar a condição de organização que vive para a responsabilidade religiosa mas que discute e integra a comunicação, a saúde, a diversidade cultural, entre outros braços de atuação comunitária, estadual e nacional.
Evidentemente sabemos que não é necessário que atestem qualquer diploma "legitimador" destas ações, porém entendemos que é por aqui que passam os debates - quase sempre partidário - da designação das políticas, do poder e, óbviamente dos recursos.
As opiniões que nos conduzem até este ponto no texto não significam exatamente um posicionamento político da Assobecaty mas é o que os debatedores desta dia querem trazer às reflexões.
Um círculo de cadeiras escolares, princípio da nossa anscestralidade, foi organizado desde as 9hs, momento em que poucos circulavam no parque esportivo Eduardo Gomes em Canoas RS.
Logo na primeira roda de atividades, o galpão, do tipo "crioulo" inundou durante a tormenta da manhã e o debate sobre a Liberdade de Consciência Religiosa e Crença acabou prejudicado quanto a retirada de uma proposição. Nem por isso, desconfigurou se os relatos de experiências da FAUERS em saúde ambiental, da Coordenadoria da Diversidade do Município de Canoas,do professor Evaristo Pinto sobre saúde da população negra, especialmente sobre a anemia falciforme e das "provocações" dos presentes sobre as falas, no estilo tribuna livre com a mediação de Mãe Carmen de Oxalá.
A atividade de que estamos falando trata se do 1º Seminário Cantando as Diferenças no Fórum Social Mundial e as atividades deste dia 27 correram por conta da mediação da Assobecaty. Nesta oportunidade, estaremos buscando sintetizar as principais idéias dos debates para compartilhar com todas e todos na rede e tirar elementos paranossa reflexão interna.
Forum Social Mundial 10 anos...enquanto isso, no galpão ao lado, os palestinos também batem seus tambores.

2 comentários:

Andre de Jesus disse...

Muito Bom o relato da atividade de hoje realmente, as coisa parecem ser mas não são como se um mundo foce possivel sem a violência e a Fome hoje para manter este sistema. Bacana virou um Polo de atividades a cidade de Canoas uma amiga sem querer me ligou, está na Coor dos eventos culturais de Juventude e Hip Hop na Cidade pela Prefeitura. Bacana.
Asé

ASSOBECATY - Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá disse...

Andei na rede e encontrei alguns comentários sobre as atividades que Assobecaty participou com os seus inúmeros parceiros. Parabéns Mãe Carmen de Oxalá. Aproveitem para passar por esses lincks: Dra.Rejane Oliveira

http://www.jusbrasil.com.br/politica/4499636/canoas-lanca-programacao-completa-do-forum-social-mundial-na-cidade



http://templodeyemanja.blogspot.com/2010/01/1-seminario-cantando-as-diferencas-no.html



http://fsm10.procempa.com.br/wordpress/?p=812

http://fsm10.procempa.com.br/wordpress/?p=1807

Palestra sobre a Revolta da Chibata lotou o Galpão da Diversidade no dia 27\1 FSM

http://fsm10.procempa.com.br/wordpress/?p=2645